Home »
02 OCT 2014
Constância - Governo retira cerca de 256 mil euros à Câmara Municipal
Por Jornal Abarca

 A Lei n.º 53/2014, de 25 de agosto, aprova o regime jurídico de recuperação financeira municipal, regulamentando o Fundo de Apoio Municipal (FAM).

A Câmara Municipal de Constância teve conhecimento oficial por parte da Direção Geral das Autarquias Locais que a contribuição do Município de Constância para o FAM é de 255 778,23 euros, efetuado em sete anos, pelo que os orçamentos de 2015 a 2021 terão de prever esta despesa.

“A Câmara Municipal considera que a criação deste Fundo no valor de 650 milhões de euros, contribuindo o estado com 50 por cento desse valor e as autarquias com o restante, é uma medida injusta e limitadora da autonomia do Poder Local, sendo que este fundo a ser criado deveria ser assegurado na totalidade pelo Estado Central, através de uma mais justa repartição dos recursos públicos, de acordo com a Constituição da República Portuguesa”, lê-se em nota de imprensa da autarquia.

E continua: “Esta é mais uma medida que a par da nova Lei das Finanças Locais vem limitar a autonomia administrativa e financeira das autarquias e condicionar a capacidade de satisfazer os compromissos da atividade corrente e de investimentos da Câmara Municipal, imprescindível para a qualidade de vida das populações”.

“Lamentamos que a direção da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, não obstante a rejeição do FAM, expressa pelos municípios e freguesias nas conclusões do XXI Congresso daquela Associação, tenha chegado a acordo com o Governo a troco de acertos na percentagem subsidiada pelos municípios e do aumento do prazo para capitalização do Fundo.

Perante esta e outras medidas que têm vindo a ser tomadas contra a autonomia do Poder Local Democrático, a Câmara Municipal teme pela morte lenta dos pequenos municípios que levará, como alguns desejam, à extinção de alguns desses municípios”.  

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 71%     Sim
 29%     Não
( 403 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design