Home »
02 OCT 2014
Palha de Abrantes, uma associação em plena atividade
Por Jornal Abarca

O Espalhafitas (secção de cinema da Palha de Abrantes) apresenta no Cine-teatro S. Pedro as habituais sessões de cinema. O primeiro filme a ser exibido (1 de Outubro), foi “Playtime” de Jacques Tati, uma feroz crítica à arquitectura e aos costumes da pós-modernidade. Segue-se, a 8 de outubro, “Belém”, de Yuval Adler, cuja narrativa se centra no conflito israelo-palestiniano, e a 15 de outubro, o filme “O ladrão de pêssegos”, de Vulo Radev. No dia 22, é retomada a temática “conflitos” com a projecção de “Omar”, de Hany-Assad. A última sessão terá lugar no dia 29 de outubro, com o filme “Eroica” de Andrzej Munk.

Quanto à programação do Sr. Chiado, a “Palha de Abrantes” programou o Ciclo de Cinema de Arquitectura, durante as segundas-feiras do mês de 0utubro, em parceria com a Delegação de Abrantes da Ordem dos Arquitectos. A primeira sessão é no dia 6, às 21h30, com a projecção do filme “A Casa”, de Júlio Alves, que conta com a presença do realizador.

A segunda e terceira sessões apresentam um ciclo de curtas-metragens portuguesas directamente relacionadas com a arquitectura, nomeadamente: “Quinta as Murças - o Projeto e Alto Relevo - Canto ao Douro e ao Vinho”, de Graça Castanheira, “Casas para o Povo”, de Catarina Alves Costa e “A Encomenda”, de Manuel Graça Dias. Este último conta com a presença de Raúl Hestnes Ferreira, filho de José Gomes Ferreira.

A quarta e última sessão estará focada num tema menos conhecido do grande público, a bioconstrução. Assim, está prevista a projecção do filme “Casas de Palha”, de Heidi Snel. A sessão será acompanhada pela arquiteta Catarina Pinto, do estúdio de arquitectura Terra Palha.

Ainda no âmbito do Sr. Chiado importa referir a projecção da curta-metragem “Maria da Piedade”, poetisa popular, no dia 12 de e a apresentação do livro de Teresa Aparício “Memória das Pontes” no dia 17 de outubro. Ambas as publicações são da responsabilidade da Palha de Abrantes - Associação de Desenvolvimento Cultural. Nos dias 11 de 25 de outubro, e “atendendo à vontade desta associação em continuar com o trabalho iniciado no ano de 2012”, estão agendadas duas Oficinas de Botânica, subordinadas ao tema das plantações e sementeiras de Outono em Jardins.

Para terminar, a Palha de Abrantes, em parceria com a Escola Dr. Manuel Fernandes, e no âmbito das Conferências de Liceu, contará com a presença de Dom Manuel Clemente no dia 31. A participação nesta iniciativa, embora gratuita, obriga à inscrição através do e-mailass.palhadeabrantes@gmail.com.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 71%     Sim
 29%     Não
( 403 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design