Home »
18 JUN 2013
NERSANT está a apoiar a concretização de 126 ideias de negócio
Por Jornal Abarca

O programa Sítio do Empreendedor, um laboratório de ideias de negócio online criado pela NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, lançou hoje o debate sobre empreendedorismo no CNEMA, em Santarém, no âmbito da FERSANT – Feira Empresarial da Região de Santarém. Este projeto, lançado em julho de 2012 pela NERSANT, já está a acompanhar o desenvolvimento de 126 ideias de negócio. A sessão contou com a presença do Secretário de Estado do empreendedorismo, Competitividade e Inovação, Franquelim Alves, e de Octávio Oliveira, Presidente do IEFP.

“A NERSANT é das entidades que tem revelado maior dinamismo no sentido de criar dinâmicas entre as entidades públicas e as empresas para o desenvolvimento do tecido empresarial. Esta iniciativa é da máxima importância, porque releva a importância das associações empresariais junto do tecido empresarial.”, afirmou Franquelim Alves, que se referiu ao papel do empreendedorismo para o desenvolvimento do tecido empresarial português.

“É uma matéria que temos acolhido com bastante ênfase. Muito jovens encaram atualmente, com mais naturalidade, um projeto de vida associado a sua própria empresa. Temos um leque muito variado de jovens com alta qualidade e formação. A NERSANT tem já um conjunto de atividades que têm sido desenvolvidas para a promoção empresarial e do empreendedorismo”, concluiu. 

No mesmo sentido, Salomé Rafael, Presidente da NERSANT, congratulou-se pelo sucesso deste programa. “Os resultados deixam-nos muito satisfeitos e demonstram a capacidade empreendedora dos portugueses e, naturalmente, dos ribatejanos. Trata-se de uma ferramental fundamental para proporcionar aos empreendedores um espaço onde podem partilhar as suas ideias e onde podem contar com um apoio qualificado para as fazer crescer.”

António Campos, Presidente da Comissão Executiva da NERSANT, apresentou as ferramentas da NERSANT para o empreendedorismo, demonstrou a importância de empreender e desafiou os empreendedores presentes a com o apoio da NERSANT procurarem aumentar a competitividade. “Quando existem fundos comunitários ou iniciativas procuramos que as empresas adiram em massa para captar investimentos para a região. A nossa Missão é captar investimentos, fundos comunitários para liderar as regiões, em termos empresariais”.

Em jeito de resumo, o Sítio do Empreendedor já registou mais de 250 ideias de negócio, sendo que 126 estão em desenvolvimento. No âmbito do ApoiarMicro, que apoia os jovens na criação da sua própria empresa, já foram criadas 50 empresas. O programa PAECPE (Acreditação para prestação de apoio técnico) já viu 51 candidaturas aprovadas no Vale Empreendedorismo e 180 candidaturas ao Vale Inovação aprovadas. A Bolsa de Mentores, criada em dezembro de 2012, já tem mais de 40 empresários registados como Mentores de Negócio para aqueles que estão agora a iniciar a atividade empresarial. A Formação Inicial para Emprendedores, que pretende dotar os empreendedores das ferramentas necessárias para a gestão do seu negócio, já realizou 5 ações, com 119 participantes envolvidos. Mais cinco ações estão já aprovadas.

Octávio Oliveira, Presidente do IEFP, participou com Antonio Campos na cerimónia de entrega de diplomas da Formação Inicial para Empreendedores e de certificados de Empreendedores NERSANT, e encerrou a sessão elogiando a vontade empreendedora lançada pela NERSANT. “Em Portugal temos algum deficit de cultura empreendedora. Somos um país em que há sempre a perspetiva de saber o que é que o Estado pode fazer por nós. Esta é uma matriz ideológica e cultural que tem décadas e que só se pode resolver com convicção e com ações. A NERSANT tem feito por romper com essa cultura vigente em Portugal. É um exemplo, uma boa prática em múltiplos aspetos, em especial nesta área do empreendedorismo. Consegue desenvolver um conjunto de atividades fundamentais e promover uma educação para o empreendedorismo, junto das escolas, dos atores do território e do próprio IEFP, numa lógica territorial”.

Na sessão foi ainda apresentada a publicação “Da ideia ao negócio”. Um livro com 50 rostos de empreendedores da região, com bons exemplos de empreendedorismo apoiados pela NERSANT.
 

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 71%     Sim
 29%     Não
( 403 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design