Home »
02 OCT 2014
Propostas de Mação para o sector florestal na mão do Governo
Por Jornal Abarca

Vasco Estrela, presidente da Câmara Municipal de Mação, e António Louro, presidente da direção da Aflomação – Associação Florestal do Concelho de Mação, entregaram a 30 de setembro, a Francisco Gomes da Silva, secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, uma proposta conjunta para criação de um projecto-piloto que permita testar a solução de gestão em comum de territórios de minifúndio.

O objectivo passa por criar um modelo de gestão que, respeitando a propriedade privada, permita a gestão funcional das pequenas parcelas de minifúndio de forma agrupada, partilhando as receitas de forma proporcional à área de adesão de cada proprietário. O efetivar deste projeto permitirá obter uma área de estudo e teste das medidas nacionais para a floresta pois a sua execução aplica grande parte da regulamentação legal para o sector florestal num único território, verificando-se a sua adaptabilidade, custos e eficácia.

Sendo um projecto pioneiro, tornar-se-á fundamental garantir à priori os montantes financeiros mínimos que viabilizem a sua efetivação, assim como obter, num curto espaço de tempo, um forte impacto na paisagem e a aplicação de conceitos que possam ter um efeito demonstrativo.

São estas, as grandes linhas da proposta entregue, em mão, ao secretário de Estado das Florestas.

Refira-se que esta ação surgiu na sequência da visita de campo realizada por Francisco Gomes da Silva a Mação, a 15 de setembro. Na altura, o secretário de Estado mostrou-se disponível para receber e analisar as propostas do Município de Mação relativamente ao sector florestal.

É vasto e importante o trabalho realizado pela Autarquia na floresta, assim como as estratégias e experiência acumulada ao longo de décadas na sequência dos incêndios florestais que têm fustigado o concelho, pelo que é entendimento da Câmara Municipal que os responsáveis governativos o conheçam com mais profundidade e o mostrem, como exemplo, ao resto do país.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design