Home »
18 MAR 2014
Diretora do Agrupamento de Escolas de Constância entre as sete personalidades cooptadas para o Conselho Nacional de Educação
Por Jornal Abarca

Anabela Grácio, Diretora do Agrupamento de Escolas de Constância, foi uma das sete personalidades de reconhecido mérito pedagógico e científico, a nível nacional, cooptada para o Conselho Nacional de Educação (CNE), a qual tomou posse no dia 6 de março.

O CNE é um órgão independente, com funções consultivas, sendo o presidente eleito pela Assembleia da República. Ao CNE compete emitir opiniões, pareceres e recomendações sobre todas as questões relativas à educação, por iniciativa própria ou em resposta a solicitações apresentadas pela Assembleia da República e pelo Governo. O CNE promove a participação das várias forças sociais, culturais e económicas, tendo em vista a concertação social e a formação de consensos alargados em matéria de Educação.

De entre as cinco Comissões Especializadas Permanentes do CNE, a Diretora do Agrupamento de Escolas de Constância, Anabela Grácio, integra a 1ª e a 2ª Comissão, as quais tratam as Políticas Públicas e Desenvolvimento no Sistema Educativo e o Conhecimento Escolar, Organização Curricular e Avaliação das Aprendizagens, respetivamente.

Nota biográfica

Anabela Alves Coelho Grácio é licenciada em Inglês/Alemão, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Em 2001, concluiu a pós-graduação em Administração Escolar, e em 2005, a parte curricular do Mestrado em Educação – Área de Especialização em Administração e Organização Escolar. É mestranda em Educação - Administração, Acompanhamento e Regulação da Educação.

Anabela Grácio iniciou as suas funções na área da Educação como Professora de Inglês e Alemão em 1990 e, depois de alguma experiência como docente, diretora de turma e membro do Conselho Pedagógico nas diversas escolas onde exerceu funções, iniciou, na Escola C+S de Constância, as funções de gestão e liderança escolar, tendo desempenhado os cargos de Presidente do Conselho Diretivo (1995-97), Conselho Executivo (1999-2009) e Diretora de Agrupamento (desde 2009).

É membro do Conselho das Escolas desde a sua formação, em 2007, em representação do distrito de Santarém, tendo sido recentemente eleita para o triénio 2013-2016, em representação da Zona Pedagógica 6 que inclui as escolas da Lezíria, Médio Tejo e Oeste.

O Agrupamento que lidera tem participado em diversos projetos de combate ao insucesso e abandono escolar, de promoção da melhoria de resultados escolares e gestão escolar. Inserem-se nestes projetos a Rede de Escolas de Excelência – promovida pelo Cesnova da Universidade Nova e as Escolas de Futuro, promovida pela EPIS. Além de projetos de âmbito local e nacional, o Agrupamento tem estado envolvido em vários projetos europeus na área da Educação – Comenius, Leonardo da Vinci e Grundtvig - que envolve o intercâmbio com escolas de vários países europeus.

Tem participado ativamente em comissões locais de âmbito educativo e social, bem como em colóquios e seminários nacionais sobre questões educativas, nomeadamente em matéria de políticas locais de educação, bem como em seminários europeus de formação em liderança escolar (Study Visits e PDW), específicas para diretores de escola.
 

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design