Home »
07 NOV 2013
O teatro em Abrantes com exposição
Por Jornal Abarca

Com a abertura prevista para o dia 13 de novembro, vai estar em exposição até dezembro, no Arquivo Municipal Eduardo Campos, uma exposição sobre o Teatro em Abrantes que poderá ser visitada de 2ª a 6ª, das 08h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.

Este é um trabalho de pesquisa sobre a presença e importância do teatro em Abrantes desde o ano de 1892 até aos nossos dias e onde são relatados episódios que mais se destacam na história, descrevendo as infraestruturas que existiram para suporte das iniciativas, mas também os grupos de teatro que foram existindo ao longo dos tempos, assim como a figura abrantina indissociável do teatro em Abrantes Francisco Alves da Silva Taborda. 

A partir de 1892 e até 1902 é possível na exposição testemunhar que teatro na então vila de Abrantes era já uma das atividades culturais com grande expressão, a partir da iniciativa da Sociedade do Teatro Taborda e da Santa Casa da Misericórdia de Abrantes.

Mais tarde, em 1920, no edifício da Assembleia de Abrantes, gerido por uma sociedade por cotas, realizam-se eventos teatrais, essencialmente de cariz social, para a angariação de fundos. 

Já na década de 50 surgiram 4 grandes salas de espetáculos: Teatro São Pedro, Cineteatro de Alferrarede, Cineteatro de Tramagal e Cineteatro do Rossio ao Sul do Tejo. 

Há dois eventos culturais com impacto na cultura nacional que são também expostos: em 1970 e 1971 as "Jornadas Culturais" e entre 1996 e 2002 o "Festival do Imaginário".

Esta é uma exposição que para além de retratar as iniciativas também nos mostra a presença do associativismo cultural um pouco por todo o concelho, com a criação de grupos de teatro amador como é o exemplo de um grupo de jovens na freguesia do Pego. 

Já no após abril de 1974, assiste-se à presença das autarquias na promoção de espetáculos, numa altura em que o teatro em Abrantes conhece os melhores momentos, numa multiplicidade de espetáculos efetuados por companhias teatrais amadoras e profissionais.

E não é possível falar de teatro em Abrantes sem a figura de Francisco Alves da Silva Taborda, por isso a exposição lhe dedica também um espaço para que os seus visitantes conheçam melhor a vida do grande ator abrantino que nasceu a 8 de janeiro de 1824 e começou o seu percurso com a representação da comédia " Holandês, ou Pagar o mal que não fez" e deu nome à Sociedade que foi criada em 1889 com o principal objetivo de promover as atividades culturais, entre as quais o teatro.

E porque o presente também faz a história, na exposição é também feito um balanço de um grupo de teatro mais recente "palha de Abrantes" que tem vindo a dinamizar o teatro em Abrantes.


 

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design