Home »
06 MAR 2015
Abrantes - "Entre nós e as palavras", com Miguel Real
Por Jornal Abarca

Dia 12 de março, às 21h30, o escritor Miguel Real vai estar “entre nós e as palavras” na Biblioteca Municipal António Botto para apresentação da sua obra “O Último Europeu”, com a apresentação de Eduardo Bento.

Miguel Real é o pseudónimo literário de Luís Martins, escritor, ensaísta e professor de filosofia, licenciado pela Universidade de Lisboa e Mestre em Estudos Portugueses pela Universidade Aberta, com a sua tese sobre Eduardo Lourenço e a Cultura Portuguesa.

O especialista em cultura portuguesa é colaborador permanente do JL (Jornal de Letras), onde faz crítica literária, e detém uma vasta obra formada pelo ensaio, a ficção e o drama (esta última sempre em colaboração com Filomena Oliveira). Tem vindo a ser reconhecido com diversos prémios como o Prémio de Revelação, nas áreas da ficção e do ensaio literário, da Associação Portuguesa de Escritores, o Prémio Ler/Círculo de Leitores, o Prémio da Associação dos Críticos Literários, o Prémio Fernando Namora da Sociedade Estoril-Sol, atribuído ao romance “A Voz da Terra”, também finalista do Prémio de Romance e Novela da APE, e o Prémio SPA Autores pelo romance “O Feitiço da Índia”.

A obra que irá apresentar em Abrantes fala-nos de uma Europa do ano de 2284 que é “maioritariamente composta por Baldios governados por clãs guerreiros que escravizam as populações esfomeadas; subsiste, porém, um território isolado por um cordão de segurança com uma sociedade que, por via da ciência e da tecnologia, atingiu um nível altíssimo de felicidade individual, pois todos os desejos podem ser consumados, ainda que apenas mentalmente. Nesta Nova Europa, as relações sexuais são livres e não se destinam à procriação: as crianças, desconhecendo os pais, nascem nos criatórios em placentas sintéticas e seguem para colégios onde, sem a ajuda de livros, andróides especializados incrementam as suas competências como futuros Cidadãos Dourados. As famílias reúnem-se por afinidades, ninguém trabalha e nem sequer existem nomes, para que ninguém se distinga, já que todas as conquistas se fazem em nome da comunidade. Mas este mundo aparentemente perfeito sofre uma inesperada ameaça: a Grande Ásia, lutando com graves problemas de demografia, acaba de invadir a Europa... Um velho Reitor, estudioso do passado, é chamado a liderar uma equipa que possa refundar algures a Nova Europa e a deixar testemunho da sua História”.

Nesta sua obra Miguel Real, com o talento que lhe é característico de escritor e filósofo, chama a atenção para o “esgotamento da Europa atual” através da criação de “uma utopia sublime no contexto de um novo paradigma civilizacional”.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 71%     Sim
 29%     Não
( 403 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design