Home »
30 OCT 2013
Encontro Nacional de Formadores no Politécnico de Tomar
Por Jornal Abarca

Vai decorrer no próximo dia 18 de Novembro, no Instituto Politécnico de Tomar (IPT), o primeiro Encontro Nacional de Formadores subordinado à temática Formação Profissional: Desafios e Oportunidades.

Esta iniciativa que resulta de uma organização conjunta entre o IPT através do seu Gabinete de Gestão de Projetos e o Forma-te tem como objetivo a consolidação, dignificação e desenvolvimento da profissão, através de um debate profundo acerca do perfil do formador, o seu estatuto e papel e dos dispositivos de qualificação e certificação pedagógica. Serão, igualmente, atribuídos três Prémios, como reconhecimento pelo contributo dos Formadores que ao longo dos anos promoveram o desenvolvimento de competências dos indivíduos e das empresas: o Prémio Formador(a) do Ano; o Prémio Carreira e o Prémio Criatividade e Inovação na Formação.

A sessão de abertura inicia-se pelas 9.30h com o Presidente do IPT, Eugénio Pina de Almeida e Mário Martins, Administrador do Forma-te. O Gabinete de Apoio ao Empresário (GABINAE), irá moderar o primeiro painel com início marcado pelas 9.45, subordinado à temática da Formação Profissional: Desafios e Oportunidades, com o IEFP; a Associação Nacional de Entidades Formadoras (ANEF) e a Associação Nacional de Escolas Profissionais (ANEP) como intervenientes.

Após uma curta pausa, a manhã de discussão irá terminar com a problemática Formadores: Desafios e Oportunidades, com as intervenções da Associação Nacional de Profissionais de Educação e Formação de Adultos (ANPEFA); a Associação Nacional de Professores do Ensino Profissional (ANPEP) e o Centro de Emprego e Formação Profissional de Tomar e Santarém, com a moderação a cargo da Associação Industrial Portuguesa (AIP) e da Câmara de Comércio e Indústria (CCI).

O período da tarde será marcado por quatro sessões paralelas com as temáticas As TIC na formação: Práticas Pedagógicas e Aprendizagem com a moderação da responsabilidade do IPT, e a Força Aérea Portuguesa, a Universidade Aberta e a TAP Portugal como intervenientes; O(a) formador(a) num contexto de mudança e inovação será outro dos temas em debate, desta feita com a Direção da Escola Nacional de Bombeiros, como moderador e como intervenientes a McDonald´s, o grupo de trabalho: Estatuto do Formador e uma Formadora e Consultora. O Centro de Emprego e Formação Profissional do Médio Tejo será o moderador da sessão paralela em que se discutirá A Formação num contexto de mudança e inovação com a presença da ANQEP, da Comissão Diretiva do Programa Operacional Potencial Humano e da Associação Empresarial de Portugal, AEP. Outro dos assuntos em debate nestas sessões paralelas será Empreendedorismo: ideias em ação com a moderação do IPT, e a intervenção da Nersant, Associação Empresarial da Região de Santarém, da CECOA, do Centro de Formação Profissional para o Comércio e um Consultor e Formador. 

A tarde termina com a entrega dos Prémios aos formadores que mais se destacaram nas três áreas a concurso: o Prémio Formador(a) do Ano; o Prémio Carreira e o Prémio Criatividade e Inovação na Formação e com uma Mesa – Redonda que tem como objetivo essencial discutir as ideias principais das sessões paralelas com o CNQF-IEFP, como moderador.

Mais informações e inscrições em www.forma-te.com
 

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 71%     Sim
 29%     Não
( 403 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design