Home »
30 OCT 2013
Rotários e Lions inauguram sedes para continuar a servir a comunidade
Por Jornal Abarca
José Fernando Duque, Maria do Céu Albuquerque e Eduardo Margarido
José Fernando Duque, Maria do Céu Albuquerque e Eduardo Margarido

Desde o passado dia 26 de outubro que a antiga Escola Primária Dr. Raúl Figueiredo, nas Barreiras do Tejo, em Abrantes, passou oficialmente a ser a sede de dois clubes que desenvolvem a sua atividade em prol da comunidade: o Lions Club e o Rotary Club. Numa cerimónia em que participaram cerca de 40 pessoas, os presidentes de ambos os clubes agradeceram a cedência do espaço que agora partilham, ficando cada um deles com uma das antigas salas de aula.

O protocolo de cedência do espaço já tinha sido assinado com a Câmara Municipal em abril do corrente ano, mas só agora foi possível proceder à inauguração. A cerimónia teve início com a benção das instalações pelo Cónego José da Graça, a que se seguiu o descerrar de ambas as placas. Maria do Ceú Albuquerque, presidente da Câmara de Abrantes, pediu aos dois clubes que não mudem o nome da Escola, lembrando que Raúl Figueiredo foi um grande humanista e que, por isso, merece que o seu nome não seja esquecido. Para além disso, a autarca lembrou que a cedência de uma escola a dois clubes como os Lions e os Rotários faz parte de uma estratégia de dar uma nova utilidade a espaços que já não cumprem a sua missão inicial, mas que podem continuar a servir, através de “uma nova missão para chegar às pessoas”.

No momento dos discursos, José Fernando Duque, presidente do Rotary Club de Abrantes, evidenciou o plano de ação que tem vindo a ser desenvolvido por este grupo de profissionais, destacando o apoio às novas gerações, nomeadamente através do programa de bolsas de estudo e do rastreio auditivo e visual que anualmente envolve mais de 400 crianças. “O que fazemos, fazemos com espírito de serviço à comunidade”, sublinhou. Eduardo Margarido, presidente do Lions Club de Abrantes, salientou a importância de o clube ter uma sede onde possa preparar as suas atividades e, também, guardar os seus pertences.

Os dois clubes aproveitaram a ocasião para projetar apresentações com o essencial das respetivas atividades. O Lions Club evidenciou a importância das suas ações a nível nacional, sobretudo no campo da saúde. O Rotary Club apresentou um conjunto de fotografias ilustrativas das suas atividades locais, com especial destaque para as homenagens a profissionais da comunidade e os cursos de liderança que, em quatro edições, abrangeram já mais de 100 jovens.

A cerimónia terminou com um momento do poesia, protagonizado por três dos mais de 30 jovens que estão neste momento a formar um Clube Interact, no âmbito do movimento rotário. 

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 71%     Sim
 29%     Não
( 403 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design