Home »
02 JUL 2014
IBM e Instituto Politécnico de Tomar promovem empregabilidade
Por Jornal Abarca

No âmbito do protocolo de cooperação entre a SoftINSA, empresa do Grupo IBM e o Instituto Politécnico de Tomar (IPT) com o suporte de Câmara Municipal de Tomar, para a criação de um Centro de Inovação Tecnológica (CENIT) na cidade, as entidades criaram uma bolsa de estágios para 10 alunos finalistas da Escola Superior de Gestão de Tomar, a ter lugar no Centro de Inovação Tecnológica da IBM em Barcelona, ao fim do qual os participantes terão entrada profissional garantida no CENIT em Tomar.

Esta iniciativa vem responder aos objetivos de ambas entidades no sentido de unirem esforços para aumentar o nível de qualificação dos jovens portugueses na área das TI, redirecionando competências para áreas com empregabilidade e ajustando a oferta à procura no mercado de emprego.

O Programa de estágio profissional integrado no programa de Erasmus+ terá a duração de um ano, repartido por meses de formação académica e de consolidação e formação on-the-job.

Metodologia e Critério de seleção

Os alunos foram objeto de uma entrevista preliminar, levada a cabo pelo Gabinete de Relações Internacionais da Escola Superior de Gestão de Tomar, com o intuito de aferir a motivação bem como, o grau de maturidade de cada um dos candidatos. Foram igualmente submetidos a uma prova de Business English a fim de avaliar o nível de domínio do inglês nesta área específica. Para além dos testes psicotécnicos realizados, o processo de seleção terminou com uma entrevista final conduzida pelo CENIT. A ponderação de todas estas vertentes permitiu selecionar os 10 alunos.

CENIT- Compromisso com o Futuro

Pela diversidade da sua formação e percurso, estes alunos podem acrescentar valor na resposta a competências específicas de projetos de TI. Para além deste projeto ressalvar o papel do CENIT e do Instituto Politécnico de Tomar na associação a um projeto de reconversão profissional, com contributo social forte, numa lógica de importação de competências que permitem criar condições para o crescimento da economia nacional.

O Centro desde a sua existência tem concretizado um conjunto de valências e, sobretudo respondido ao grande desafio que se comprometia, de provocar investimentos complementares, criando por arrasto postos de trabalho adicionais. Até ao momento, o Centro já empregou cerca de 100 profissionais dos quais 60% formados nos cursos de engenharia e de gestão do Instituto Politécnico de Tomar, bem como promovido e projetado o nome de Tomar a nível nacional e internacional.

“O fundamento deste estágio reside na profunda convicção que estes jovens podem vir a encontrar nas TI melhores oportunidades profissionais. Com o histórico académico que estes licenciados já possuem, as suas caraterísticas pessoais e a motivação para as TI, acreditamos que estas bolsas técnicas de formação e estágio profissional, no âmbito do programa de mobilidade erasmus+, são uma excelente solução para a reforçar a garantia da sua integração no mundo profissional, permitindo responder a necessidades concretas das empresas nacionais e de forma particular poderem vir a ser integrados no CENIT-Tomar. Estamos muito satisfeitos por podermos contar com a experiência da IBM na formação e seleção de técnicos capazes de integrar, com sucesso, projetos de engenharia de software”, referiu Eugénio Pina de Almeida, Presidente do Instituto Politécnico de Tomar.

Já para Henrique Mourisca, Responsável pelo CENIT: “Esta bolsa de estágio pretende reforçar competências destes 10 jovens que mostraram ter as habilitações adequadas para uma carreira na área das TI, habilitando-os com novas qualificações que lhes permitam endereçar as necessidades reais das empresas e abraçar as oportunidades de emprego neste setor, em particular no nosso Centro. Contámos com o indispensável apoio de uma instituição de ensino tão prestigiada como o é o Instituto Politécnico de Tomar, para desenhar, em conjunto, este programa rigoroso e exigente, focado nas técnicas SAP ISU. Com o desenvolvimento deste programa de mobilidade não é nossa intenção exportar talentos, mas acima de tudo reforçar competências e contar com esse talento nacional para fazer crescer uma área em forte expansão e crescimento no nosso país.”

Para mais informações, contactar: Ipsis Emirec - Mónica Coelho/Vanda Rosário              -        

monica.coelho@ipsisemirec.com /vanda.rosario@ipsisemirec.com       

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design