Home »
09 JUL 2014
Sofalca estabelece protocolo com Faculdade de Arquitectura
Por Jornal Abarca

A Sofalca – empresa portuguesa que produz aglomerado de cortiça expandida – estabeleceu protocolo com a Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa (FAUL) para o desenvolvimento de novas aplicações em cortiça.

A empresa tem vindo a apostar cada vez mais nas novas possibilidades de aplicação deste aglomerado de cortiça. As soluções de isolamento com aglomerado de cortiça expandida e a versatilidade desta matéria, com possibilidade de funcionar também como revestimento, trouxeram à tona o protocolo com a Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa (FAUL).

Inserido nas Bolsas de Mestrado e Doutoramento da FAUL, este protocolo conta com a participação dos alunos para o desenvolvimento de um projecto inovador com recurso ao aglomerado de cortiça expandida da Sofalca, comercializado pela Isocor, ACE. Ao longo das cadeiras lecionadas nos respetivos cursos, os estudantes têm vindo a desenvolver projectos com rigor profissional, aplicando as soluções em aglomerado de cortiça expandida de formas inovadoras. Para tal, os alunos recorrem a ferramentas informáticas, tais como os softwares Rhino e Grasshopper entre outros, que permitem a elaboração do projecto, recorrendo também ao seu desenvolvimento no Laboratório de Prototipagem Rápida da FAUL e à impressão das maquetas em impressoras 3D.

Os 6 projectos finais encontram-se actualmente em avaliação, sendo que os alunos responsáveis pela proposta vencedora verão a sua ideia materializada.  A execução será efectuada pelos próprios alunos no Laboratório de Prototipagem Rápida da FAUL com placas ICB a fornecer pela Sofalca. O resultado final será a construção de um pavilhão exterior, que ficará exposto na Faculdade durante um ano.

Sobre a Sofalca

A Sofalca é uma empresa portuguesa, que pertence ao Grupo Estrada SGPS. Foi fundada em 1966 e encontra-se sediada em Abrantes, produzindo Aglomerado de Cortiça Expandida (ICB). A maior parte da produção destina-se aos mercados estrangeiros, em especial da Europa (França, Espanha, Áustria, Itália, Reino Unido e Bélgica), China e Japão, comercializada através da Isocor - Aglomerados de Cortiça, ACE., onde as vantagens do aglomerado de cortiça como forma de isolamento com cariz fortemente ecológico são amplamente apreciadas.

Para além do isolamento térmico e acústico que a Sofalca fabrica, a empresa tem vindo a apostar na resolução de problemas complicados de Arquitectos e Designers.  A Sofalca está equipada com máquinas (CNC e outras) capazes de realizarem, em cortiça expandida, praticamente tudo o que se quiser.

Ainda na área do isolamento a Sofalca lançou a marca CorkWave, que permite o isolamento térmico e acústico de paredes interiores, ao mesmo tempo que representa uma solução decorativa. A CorkWave resulta da parceria entre a Sofalca e o Arquitecto Miguel Arruda. Mais recentemente foi apresentada a versão CorkWave GREEN para fachadas verdes, aliando a estética e o isolamento acústico e térmico a um jardim vertical.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 71%     Sim
 29%     Não
( 403 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design