Home »
05 DEZ 2013
NERSANT Business 2013 promoveu mais de 750 reuniões de negócio
Por Jornal Abarca

A NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém juntou no NERSANT Business 2013, 12 países e mais de 100 empresas estrangeiras, vindas da Europa, África, América do Sul e Ásia. No total, foram realizadas mais de 750 reuniões de negócios entre os empresários estrangeiros presentes e os empresários portugueses. Várias entidades passaram por Santarém ao longo dos quatro dias do evento, nomeadamente os Secretários de Estado do Desenvolvimento Regional, Manuel Castro Almeida, e do Emprego, Octávio Oliveira.

“Apesar de esta ser apenas a segunda edição, o NERSANT BUSINESS é já um caso de sucesso. É o maior encontro internacional de negócios alguma vez realizado na Região do Ribatejo e uma das maiores mostras de networking internacional em Portugal”, afirmou Salomé Rafael, Presidente da NERSANT. “Estamos certos de que este encontro internacional, por ter um cariz muito pragmático e por proporcionar efetivas oportunidades de negócio entre os empresários presentes, será muito enriquecedor. O NERSANT Business 2013 enquadra-se no trabalho que a NERSANT vem realizando há vários anos no sentido de promover a internacionalização das empresas e dos produtos do Ribatejo, mostrando o potencial empresarial da nossa região e a qualidade das empresas e dos nossos produtos” prosseguiu a responsável.

Manuel Castro Almeida, Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, afirmou que “a prioridade no próximo quadro comunitário vai ser as empresas” e realçou que “não podem faltar recursos financeiros para a promoção das empresas nos mercados internacionais”. Focando a situação atual do país, o governante afirmou que “a situação é particularmente difícil mas está a mudar” e que “o nosso país tem que ter um pé no travão da despesa pública e um pé no acelerador do investimento produtivo, que gere riqueza”. Anunciou ainda que o apoio ao crédito terá como base “prazos mais alargados e com menores taxas de juros”.

António Saraiva, Presidente da CIP, também participou no Jantar NERSANT Business 2013 e elogiou o trabalho da NERSANT, considerando-o “inovador”. O responsável associativo afirmou que “a CIP defende que o novo ciclo deve ter como prioridade a competitividade da economia portuguesa. Congratulamo-nos pelo facto de 50% dos fundos estruturais serem canalizados para esse apoio”. Realçando a importância da formação, defendeu que “é imperioso que os meios disponíveis sejam usados eficazmente para dar resposta às carências em competências” e espera que “o novo fundo venha a incluir a formação-ação nas PME e o envolvimento das associações empresariais e das escolas profissionais”.

Octávio Oliveira, Secretário de Estado do Emprego, participou no Seminário “Oportunidades de Internacionalização” e afirmou a NERSANT como um exemplo. “Este encontro é a expressão da vontade empreendedora da NERSANT, de forma a encontrar um estímulo para que a região possa aumentar as suas exportações. Trata-se de uma organização empreendedora porque inicia e procura sempre novos caminhos e faz com que os seus empresários sejam parceiros nesses processos. Não há regiões competitivas sem agentes competitivos. É um encontro de grande importância”, afirmou o responsável. Victor Gil, Delegado Regional de Lisboa e Vale do Tejo do IEFP, congratulou-se com a assinatura de um protocolo com a NERSANT para a formação de 400 desempregados, que, no seu entender, “vem dar sequência a uma colaboração estreita entre a NERSANT e o IEFP”.

Por sua vez, António Costa da Silva, da Comissão Diretiva do INALENTEJO, afirmou que “a NERSANT tem sido um parceiro fundamental no apoio às empresas. Sempre tivemos uma porta aberta para falar diretamente com os empresários e explicar-lhes como é que funcionam os instrumentos de apoio, um direito que eles têm”. O responsável afirmou ainda que “não haverá grandes mudanças ao nível dos sistemas de apoio, o que é manifestamente positivo” e informou as delegações presentes que “os empresários internacionais têm os mesmos incentivos de apoio se quiserem investir no território nacional”.

Já Vital Morgado, administrador da AICEP, afirmou que “este evento permite que as pessoas se conheçam melhor e tenham mais confiança entre si, porque a confiança é a base do negócio. A NERSANT é um parceiro forte que nós temos para sensibilizar as empresas para fazer negócios além-fronteiras”. Franquelim Alves, Gestor do COMPETE, afirmou que “este evento tem um aspeto particular. Não se limita a países de língua oficial portuguesa e é uma iniciativa que ocorre fora de Lisboa, e isso é meritório, e que pode motivar a troca de experiências e contactos bilaterais entre estes países de forma a criar ambiente de negócio”. O responsável afirmou ainda que “a componente pública deve procurar ajudar e apoiar à criação dessas oportunidades de negócio” e que “apesar das dificuldades há um conjunto de instrumentos de políticas públicas que têm sido disponibilizados. Nomeadamente a componente dos fundos comunitários.”

No mesmo seminário, o Secretário de Estado de Infraestruturas do Governo de Goiás (Brasil), Danilo de Freitas, apresentou o seu Estado e afirmou que “há espaço para investimento e crescimento. Estamos permitindo a todos um investimento com segurança, num ponto logístico privilegiado do país”. José Ferreira, Diretor Provincial da Indústria e Comércio de Sofala (Moçambique), apresentou a sua província e destacou as oportunidades de “investimento em infraestruturas de irrigação. Temos 5 importantes bacias hidrográficas que atravessam a nossa província”.

O NERSANT Business tem como objetivos proporcionar a realização de negócios entre os empresários da Região do Ribatejo e os empresários estrangeiros, promover a internacionalização das empresas e dos produtos da Região e dar a conhecer aos investidores presentes as potencialidades do Ribatejo, nomeadamente as infraestruturas de acolhimento existentes, entre as quais se incluem Centros Tecnológicos, cinco novos Parques de Negócios e escolas profissionais que trabalham em cooperação com empresas e instituições de ensino superior.

O NERSANT Business 2013 é um projeto co-financiado pelo Compete, União Europeia, Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
 

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 71%     Sim
 29%     Não
( 403 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design