Home »
20 NOV 2013
TAGUS comemora 20 anos de existência com visita a projectos apoiados
Por Jornal Abarca

No dia em que completa 20 anos de existência, a 26 de Novembro, a TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior convida a comunidade a visitar projectos em Abrantes, Constância e Sardoal apoiados no âmbito da abordagem LEADER, do Programa Nacional de Desenvolvimento Rural (ProDeR). 

A TAGUS completa 20 anos de existência no próximo dia 26 de Novembro. Para celebrar esta data, a Associação do Ribatejo Interior está a preparar visitas a alguns dos projectos que foram apoiados nos últimos 5 anos, convidando a população a juntar-se para conhecer alguns dos investimentos feitos na região. 

No dia 26 de Novembro, a primeira visita será à Horta da Aldeia, Produção Biológica, Lda, na freguesia de Santa Margarida da Coutada (Constância), às 9h30. Inserido na medida relativa à Diversificação de Actividades na Exploração Agrícola (3.1.1.), o projecto Horta Viva é um investimento na sustentabilidade ambiental do mundo rural através da realização de actividades ludo-pedagógicas de sensibilização para as práticas agrícolas em modo de produção biológico e da instalação de um ponto de venda directa que permite ter dois postos de trabalho. Este pedido de apoio faz interligação com o Parque Ambiental e com a unidade de restauração que se situam na proximidade.

Às 11h, está marcada a vista à Associação Filarmónica Montalvense 24 de Janeiro, situada em Montalvo (Constância). Em que a comparticipação permitiu adquirir novos instrumentos e equipamentos para a escola de música com o objectivo de incrementar o interesse da população na área musical e contribuir para o desenvolvimento da oferta cultural na região.

Em Abrantes, a visita começa na Santa Casa da Misericórdia de Abrantes, às 12h10, para conhecer os equipamentos que possibilitam melhorar o serviço de apoio domiciliário que esta instituição presta à população do Norte do território.

Da parte da tarde, as visitas começam em Pego (Abrantes), às 14h30, à nova unidade de alojamento turístico em espaço rural VDF - Vale de Ferreiros, Agro-Turismo, Lda. Nesta empresa será possível conhecer a reconversão das habitações, assim como as infra-estruturas para práticas equestres deste projecto inserido na medida para o Desenvolvimento de Actividades Turísticas e de Lazer.

De seguida, a comitiva irá até Santa Clara (Sardoal) para ver o novo Centro Museológico ARTELINHO – Viver a Tradição, às 16h30. Este pedido de apoio da Cooperativa Agrícola das Produtoras de Linho de Alcaravela pretende contribuir para aumentar o número de visitantes e o volume de negócios desta entidade ao criar um espaço expositivo, valorizando as tradições que ali se preservam por senhoras da freguesia.

A última visita será na zona industrial de Sardoal, às 18h, à carpintaria Medida Larga. Uma empresa pequena, de cariz familiar, que tem resistido às várias adversidades do mercado actual. Sendo esta a única carpintaria e fabricante de móveis no concelho resolveu apostar em tecnologia, novas técnicas de produção, aumentando também o número de empregados, para assim diversificar a sua carteira de clientes. 

Para visitar os projectos basta aparecer nas entidades descritas às horas indicadas. Pode encontrar a localização e mais informação em www.tagus-ri.pt.

Esta celebração pretende assinalar os 20 anos desta associação privada, sem fins lucrativos, que resultou da união de 24 entidades locais públicas e privadas para promover, apoiar e realizar um aproveitamento racional das potencialidades de Abrantes, Constância, Sardoal e dos concelhos limítrofes, de modo a desenvolver todas as componentes do território e a melhorar as condições de vida das populações.

Desde 1995 que é gestora local de Programas de Iniciativa Comunitária (LEADER II, LEADER + e abordagem LEADER), apoiando 312 projectos que somam um investimento total de cerca de 17,5 milhões de euros. Estas iniciativas comunitárias trouxeram vastos benefícios para o território ao contribuírem para promoção da qualidade de vida, valorização do património e desenvolvimento económico da região. 

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design