Home »
06 SET 2014
Maior mosaico do mundo em cortiça a começa a ganhar forma
Por Jornal Abarca

Começa a ganhar forma o mosaico que o artista albanês Saimir Strati está a construir no Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor em homenagem ao Festival Sete Sóis Sete Luas e à sua relação especial com o Prémio Nobel José Saramago, numa tentativa de entrar no Guinness como o maior mosaico do mundo elaborado com rolhas de cortiça (300 000). O rosto de Saramago, uma pequena parte do mosaico revelada até agora por Strati, já está bem definido.

Saimir Strati, oriundo da Albânia, é um dos nomes mais conhecidos no âmbito da arte contemporânea, tendo criado obras que servem como ponto de referência no campo da arte do mosaico. Depois de ter exposto as suas obras em Ponte de Sor em fevereiro participando no Festival Sete Sóis Sete Luas, este eclético artista volta à localidade alentejana para realizar a obra maior do mundo utilizando a cortiça: em ocasião da promoção da candidatura do montado a Património Imaterial da Humanidade, promovida pela Região do Turismo do Alentejo, durante um mês – de 27 de agosto a 27 de setembro – Saimir Strati utilizará mais de 300 mil rolhas para construir um mosaico que tenha como tema central o Festival Sete Sóis Sete Luas e a sua relação com o Prémio Nobel José Saramago. No dia 27 de setembro, para celebrar o quinto aniversário de atividade do Centrum SSSL – que testemunha a importante colaboração entre o Festival e o Município de Ponte de Sor – um juiz oficial do Guinness World Records estará em Ponte de Sor para decretar a eventual entrada da obra no Livro dos Records.

Nascido em Albânia, atualmente detém oito Guinness World Records para os seus mosaicos impressionantes. Quer esteja trabalhando 800 quilos de pregos com um martelo para recriar o autorretrato de Leonardo da Vinci, ou juntando 1,5 milhões de palitos para reproduzir um cavalo gigante, Saimir consegue criar obras únicas com materiais modestos, muitas vezes industriais, com técnicas não convencionais. O artista começou a sua carreira com obras de restauração de mosaicos em vários sítios arqueológicos em Apollonia, Amantia e Byllis - Albânia. Ao longo dos anos ganhou vários prémios e distinções, criando obras que muitas vezes entraram no livro do Guinness World Records. 

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 71%     Sim
 29%     Não
( 403 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design