Home »
19 MAI 2016
Barquinha - Medalha de Honra para os Paraquedistas
Por Jornal Abarca
Foto de Pérsio Basso
Foto de Pérsio Basso

O Município de Vila Nova da Barquinha vai atribuir a Medalha de Honra Municipal ao Regimento de Paraquedistas, sediado no concelho há 60 anos. O título honorífico vai ser entregue no decorrer das comemorações do 60.º aniversário daquela unidade militar, no próximo dia 23 de maio, pelas 10:30, em Tancos.

Proposta pela Câmara Municipal, a atribuição da condecoração às tropas paraquedistas foi aprovada por unanimidade pelo executivo, sendo posteriormente aprovada, também por unanimidade, pela Assembleia Municipal, na sessão de 30 de setembro de 2015.

Medalha: Medalha de Honra Municipal

Fundamentos legais: Regulamento Municipal de Atribuição de Títulos Honoríficos e Sua Designação, Diário da República, II SÉRIE — N.º 264 — 14 de Novembro de 2003,

“Artigo 3.º - Medalha de honra do município

1.º —A medalha de honra do município destina-se a homenagear entidades colectivas ou singulares, pelos serviços excepcionais prestados à comunidade.

2.º — A concessão deste título honorífico é atribuída pela Assembleia Municipal, aprovada por um mínimo de dois terços dos seus membros em efectividade de funções, por iniciativa própria ou por proposta da Câmara Municipal.”

Relação dos paraquedistas com Vila Nova da Barquinha

Em 1955, através do Decreto n.º 40394, eram criados os paraquedistas em Portugal.

Também, através desse diploma era autorizado o uso de uma boina como artigo de fardamento.

As Tropas Para-quedistas, desde aquela data, estiveram presentes no concelho de Vila Nova da Barquinha e fazem parte da memória e da história do concelho.

Contam, no ano de 2016, 60 anos de serviço à Pátria e ao território de Vila Nova da Barquinha. Primeiro com a designação de Regimento de Caçadores Paraquedistas, posteriormente como Base Escola das Tropas Paraquedistas, Escola de Tropas Paraquedistas e, ultimamente, como Regimento de Paraquedistas.

Sempre com sede em Tancos e dependentes do então ramo Força Aérea formaram milhares de cidadãos que combaterem na guerra do ultramar desde 1960 até 1975.

Os "páras" granjearam a fama de militares de elite, não só pelas operações de combate e aparições públicas mas também e muito especialmente porque para ser boina verde é necessário palmilhar um longo e duro caminho de instrução e combate.

Em 1 de Janeiro de 1994 transitam para o ramo Exército.

Têm participado em inúmeras missões internacionais de paz e cooperação dando enorme prestígio a Portugal e às organizações internacionais de que fazemos parte.

“Esta condecoração constitui o lustre e justo reconhecimento público do Município para aqueles que, nas tropas paraquedistas, ao longo destes 60 anos contribuíram, e contribuem, com o seu mérito, o seu percurso pessoal e profissional para a dignificação das tropas paraquedistas, das Forças Armadas e do Estado Português.

A esse trajeto coletivo, assente nos laços hodiernos de familiaridade e de amizade, somamos o campo institucional, sempre na defesa da causa pública, princípios e valores que ambos partilhamos.

É por isso de inteira justiça homenagear o Regimento de Paraquedistas, unidade herdeira das tropas paraquedistas, com a medalha de honra municipal pelos serviços excecionais prestados à comunidade do nosso concelho e a Portugal”, lê-se na nota de imprensa.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 71%     Sim
 29%     Não
( 403 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design