Home »
08 MAI 2015
8 de maio: Dia da Vitória na Europa na II Guerra Mundial e Dia Mundial da Cruz Vermelha
Por Jornal Abarca

589 — Recaredo I convoca o Terceiro Concílio de Toledo.

1360 - É assinado o Tratado de Bretigny, que põe fim ao primeiro período da chamada Guerra dos Cem Anos, entre França e Inglaterra.

1541 — O Rio Mississipi é descoberto pelo explorador espanhol Hernando de Soto.

1686 - Isaac Newton termina o prefácio de sua obra Philosophiae Naturalis Principia Matematica.

1705 - Nasce António José da Silva, escritor, dramaturgo, promotor do Teatro do Bairro Alto e da primeira ópera em língua portuguesa, com o compositor António Teixeira.

1711 — Nascimento de David Hume, filósofo e historiador britânico (m. 1776).

1753 — Nascimento de Miguel Hidalgo, independentista mexicano, considerado o pai da pátria mexicana (m. 1811).

1758 — Abolida a escravidão dos Índios no Brasil.

1782 – Morre, em Pombal, aos 82 anos, Sebastião José de Carvalho e Melo, Conde de Oeiras e Marquês de Pombal. Poderoso ministro do rei D. José I de Portugal, o seu nome fica para sempre ligado ao tenebroso processo dos Távoras e à reconstrução de Lisboa depois do terramoto de 1755.

1790 - A Assembleia Nacional Francesa pede à Academia de Ciências a formulação de um sistema decimal de pesos e medidas.

1794 —Antoine Lavoisier, um dos maiores químicos da história da ciência, é guilhotinado durante a Revolução Francesa.

1797 - O francês Francis Noel Babeuf, precursor do comunismo, morre na guilhotina.

1821 — Guerra de independência da Grécia: Os gregos derrotam os turcos na Batalha da Gravia.

1826 — Nascimento de Miguel Ângelo Lupi, pintor português (m. 1883).

1828 - Nasce Jean Henri Dunant, suíço fundador da Cruz Vermelha Internacional, vencedor do primeiro Prémio Nobel da Paz, em 1901.

1829 – Nascimento de Louis Moreau Gottschalk, compositor e pianista norte-americano (m. 1869).

1863 - É estabelecida a Constituição Federal da Colômbia, que fica em vigor no país durante 23 anos.

1873 - Morre John Stuart Mill, filósofo e economista inglês (n. 1806).

1878 - O gabinete de Fontes Pereira de Melo aprova a Lei Eleitoral que concede, pela primeira vez, direito de voto a todos os que sabem ler e possuam uma renda mínima.

1880 - Morre Gustave Flaubert, novelista francês (n. 1821).

1884 – Nascimento de Harry Truman, político e ex-presidente norte-americano (m. 1972).

1886 - O xarope concebido por John S. Pemberton, de nome Coca-Cola, é servido, pela primeira vez na farmácia Jacob's, em Atlanta, EUA.

1894 - Rafael Iglesias Castro toma posse do cargo de presidente da Costa Rica.

1899 - Nasce Friedrich von Hayek, economista austríaco.

1902 - O vulcão La Montagne Pelée entra em erupção em Martinica, causando a morte de 30 mil pessoas.

1903 - Nasce Fernando Costadin, Fernandel, ator cómico francês (m.1971); Morre Paul Gauguin, pintor francês (n. 1848)

1906 - Nasce Roberto Rossellini, cineasta italiano; Reúne-se a primeira Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal.

1907 - Tomada de posse da primeira Administração do Porto de Lisboa, nomeada pelo Estado, cessando a gestão do empreiteiro H. Hersant.

1919 - É implantado nos Países Baixos o direito ao voto feminino.

1920 - Revolução no México: o presidente Carranza deixa a capital.

1921 - É abolida a pena de morte na Suécia.

1926 — Nascimento de Sir David Attenborough, naturalista, apresentador de televisão e produtor britânico.

1933 – Mahatma Gandhi inicia uma greve de fome contra a opressão britânica na Índia.

1936 - Morre Oswald Spengler, filósofo e historiador alemão.

1941 - É proclamada a República na Grécia; Nasce Betty Faria, atriz brasileira.

1943 - É criada a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), em Hot Springs (EUA). O obejtivo é combater a fome no mundo.

1944 - Com a entrada em greve dos trabalhadores da Companhia de Cimentos do Tejo, começa novo período de luta operária contra a ditadura portuguesa, na região de Lisboa.

1945 - Primeiro dia de paz na Europa, com a rendição da Alemanha nazi e a declaração do final da II Guerra Mundial no continente. Salazar comenta "O Fim da Guerra" na Assembleia Nacional. Personalidades da Oposição começam a procurar apoio junto das potências aliadas, alertando-as para a necessidade de pôr termo à ditadura do Estado Novo. António Sérgio e José Domingues dos Santos, da União Patriótica e Democrática Portuguesa, dirigem-se às autoridades inglesas; o Grande Oriente Lusitano Unido solicita a intervenção do presidente norte-americano Harry Truman.

1946 - Comemorações do primeiro ano da vitória aliada em Lisboa, Porto, Vila Franca de Xira, Alhandra e Sacavém. A Oposição reclama eleições livres e democracia. A polícia reprime as manifestações.

1949 - As rádios A Voz da América e a BBC aumentam sua potência para chegar à URSS.

1951 - Um terramoto em El Salvador causa a morte de mais de mil pessoas.

1957 - O presidente norte-americano Dwight Eisenhower aceita a proposta soviética de criar uma zona parcialmente desmilitarizada na Europa.

1970 — Os Beatles lançam o álbum Let It Be.

1971 - Uma série de atentados antibritânicos ocorrem na Irlanda, após os acordos das facções do IRA.

1977 — Primeiro dia da "Semana pró-amnistia" dos presos políticos bascos e navarros (Espanha), que resultaria em diversos confrontos com a polícia, em 7 mortos e vários feridos.

1981 - A Síria rejeita a exigência israelita de retirada dos mísseis anti-aéreos do Líbano.

1984 - O Comité Olímpico da URSS faz o anúncio formal da não participação nos Jogos Olímpicos de Los Angeles.

1988 - François Mitterrand é reeleito presidente da República Francesa, com 54% dos votos, contra 46% de Jacques Chirac.

1990 - Morre, em Veneza, o compositor italiano Luigi Nono, 66 anos, figura determinante na renovação da linguagem musical após a II Guerra.

1996 - A escritora Maria Judite de Carvalho recebe o Prémio da Crítica da Associação Internacional de Críticos Literários; Morre o toureiro espanhol Luis Miguel Dominguin, 69 anos; A Assembleia Constituinte da África do Sul aprova a nova Constituição.

1998 - José Barata Moura é empossado Reitor da Universidade de Lisboa.

1999 - Morre Sir Dirk Bogarde, ator britânico (n. 1921).

2000 - Morre John O'Connor, arcebispo de Nova York.

2003 - A Polícia Judiciária confirma a fuga de Fátima Felgueiras para o Brasil, ocorrida três dias antes, a partir de Madrid; O Governo português decide enviar 120 elementos da GNR para o Iraque.

2004 - Morre António de Sommer Champalimaud, 86 anos, industrial e financeiro português.

2005 - A lista de Francisco Louçã elege 74 dos 80 membros da Mesa Nacional do Bloco de Esquerda, na IV Convenção do movimento.

2006 - Manifestações em várias localidades do país contra o encerramento de maternidades, decidido por despacho do ministro da Saúde, de 14 de março; Sequestro do governador, de um pároco e de seis agentes policiais em Gleno, Timor-Leste; Morre António Xavier, 62 anos, cientista, professor, fundador do Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade Nova de Lisboa.

2007 - O ministro do Ensino Superior, Mariano Gago, emite o despacho que retira à Universidade Independente o reconhecimento como instituição de interesse público, um requisito fundamental para a instituição poder continuar a funcionar; É publicado em Diário da República o diploma que obriga a banca a arredondar à milésima as taxas de juro de todos os contratos de crédito; Toma posse o novo governo autonómico da Irlanda do Norte, com Ian Paisley, protestante, como primeiro-ministro, e Martin McGuinness, católico, como vice-primeiro-ministro.

2008 - A Assembleia da República "chumba" uma moção de censura apresentada pelo PCP contra o Governo, com os votos contra da maioria socialista e a abstenção da direita parlamentar; Representantes das comissões de utentes das SCUT do Norte Litoral, Grande Porto e Costa de Prata entregam na Presidência do Conselho de Ministros um abaixo-assinado com mais de 60 mil assinaturas contra a anunciada introdução de portagens; Um suspeito de abuso sexual de crianças é detido pela polícia nos Estados Unidos, dois dias depois de a Interpol ter lançado um apelo internacional para informações sobre um homem, que aparecia em várias fotografias divulgadas na Internet abusando sexualmente de crianças; A Duma Estatal da Rússia, câmara baixa do parlamento Russo, apoia por esmagadora maioria a candidatura de Vladimir Putin ao cargo de primeiro-ministro do governo russo; O primeiro avião com ajuda da ONU aterra na Birmânia, seis dias depois da passagem do ciclone Nargis, do qual resultaram milhares de mortos e desaparecidos; Morre o cantor de country Eddy Arnold, aos 89 anos, em Nashville, Tennessee, berço da música de que foi um dos principais intérpretes

2009 — O Canadá confirma a primeira morte pelo vírus Influenza A (H1N1).

2010 - Tomada de posse Laura Chinchilla, a primeira mulher a ser eleita presidente na Costa Rica; A Organização de Libertação da Palestina (OLP) aprova o lançamento de negociações indiretas com Israel, mediadas pelos Estados Unidos, para relançar o processo de paz na região, interrompido desde o fim de 2008

2014 – Morre Jair Rodrigues, cantor e compositor brasileiro. (n. 1939)

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 71%     Sim
 29%     Não
( 403 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design