Home »
07 NOV 2013
Projecto The Cork House conta com cortiça produzida pela Sofalca
Por Jornal Abarca

O Arquitecto Aníbal Remo da Cunha escolheu a cortiça de alta densidade da Sofalca para a construção da “The Cork House” - um projecto arquitectónico localizado em Arcos de Valdevez, que foi inspirado pelo respeito pela matéria-prima e pelo seu aproveitamento.

O conceito por detrás do projecto “The Cork House” foi idealizado pelo Arquitecto Aníbal Remo da Cunha e visa o respeito pela natureza e pelo espaço em que esta se insere. assim, a “The Cork House”, erguida em Arco de Valdevez, é uma casa 100% ecológica e com um consumo energético muito baixo. Esta é também a primeira casa integralmente feita com revestimento de cortiça. Trata-se de uma casa de dois pisos muito austera, para duas pessoas, com uma área total de 96m2 e totalmente integrada na natureza, já que a “The Cork House” foi construída directamente sobre rocha escavada para o efeito. 

Para o revestimento da “The Cork House” o arquitecto utilizou cortiça Sofalca de 7cm de espessura. Foi utilizada cortiça no revestimento devido às suas propriedades únicas de isolamento térmico e acústico. Remo da Cunha já havia trabalhado com a cortiça da Sofalca, tendo realizado alguns testes de resistência do material às adversidades do tempo antes da construção do projecto. A Comercialização e apoio técnico foi efectuada pela Isocor- Aglomerados de Cortiça, ACE.

“É um dos melhores, se não o melhor, material para isolamento. Antes aplicava-se a cortiça sempre de forma escondida no revestimento interior das paredes, mas isso mudou. A Sofalca consegue ter uma maior densidade na sua cortiça, o que a torna mais resistente tanto acústica como termicamente e permite a aplicação exterior. A Sofalca foi escolhida também por ter uma forma de produção 100% natural, o que garante uma longevidade maior do material”, refere Remo da Cunha. O Arquitecto está plenamente satisfeito com o resultado final do projecto, referindo ainda que o comportamento da cortiça face ao frio e às intempéries é brilhante. Por último, referiu ainda que a parceria com a Sofalca se deve à boa receptividade e rapidez de resposta por parte da empresa face a este tipo de projectos: “São especialistas e têm respondido sempre positivamente a todo o tipo de questões que vão surgindo. Estão sempre a melhorar produto e têm uma grande abertura para este tipo de projectos”.
 

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 71%     Sim
 29%     Não
( 403 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design