Home »
09 MAI 2015
9 de maio: Dia da União Europeia
Por Jornal Abarca

1386 - Assinada Aliança Luso-Britânica entre Portugal e Inglaterra, a mais antiga aliança entre nações em vigor.

1502 - Cristóvão Colombo sai da cidade de Cádiz para realizar sua quarta viagem às Américas.

1551 - É criada a Universidade de Lima, no Peru.

1568 - Nascimento de  Guglielmo Caccia, pintor italiano (m. 1625).

1605 - Publicação da primera parte de Dom Quixote de la Mancha, de Miguel de Cervantes.

1707 - Morre Dietrich Buxtehude, compositor alemão de origem dinamarquesa, «kantor» de Lubeck, admirado por Johann Sebastian Bach.

1736 - Morre o diplomata e estadista Diogo de Mendonça Corte-Real, secretário de Estado de D. João V, negociador do Tratado de Utreque e cofundador da Academia Real de História.

1741 - Nascimento de  Giovanni Paisiello, compositor italiano (m. 1816).

1766 - John Byron regressa de uma viagem de circum-navegação.

1803 - Nascimento de  Costa Cabral, estadista português (m. 1889).

1805 – Morre Friedrich Schiller, poeta, filósofo e historiador alemão; (n. 1759).

1805 – Morre Friedrich Schiller, poeta, filósofo e historiador alemão (n. 1759).

1858 - Nasce Ricardo Jorge, médico, escritor, investigador, fundador do Instituto Nacional de Saúde.

1860 – Nascimento de James Matthew Barrie, escritor escocês (m. 1937).

1871 - Nascimento de Jorge Alexandrovich da Rússia, grão-duque russo, filho de Alexandre III (m.1899).

1877 - A Roménia torna-se independente do Império Otomano.

1883 - Nasce José Ortega y Gasset, escritor e filósofo espanhol.

1901 - A Austrália inaugura seu primeiro Parlamento em Melbourne.

1903 – Morre Paul Gauguin, pintor francês (n. 1848).

1918 - Sidónio Pais é proclamado presidente da República Portuguesa.

1920 - O Papa Bento XV, Canoniza Joana d’Arc na Catedral de Notre-Dame.

1926 - Os norte-americanos Richard E.Byrd e Floyd Bennet sobrevoam, pela primeira vez, o Pólo Norte; Nascimento de Colin Chapman, designer, inventor, construtor da indústria automobilística e criador da equipe Lotus de F1 (m. 1982).

1927 - A cidade de Camberra é eleita sede do governo da Austrália.

1935 - O Papa Pio XI canoniza Thomas More.

1936 - O dirigivel alemão Hindenburg realiza o vôo Frankfurt-Nova York; Nasce Glenda Jackson, atriz britânica; Nascimento de Glenda Jackson, atriz e política inglesa.

1940 - Segunda Grande Guerra Mundial: Tropas britânicas ocupam a Islândia e as ilhas Feroe; Hitler autoriza a eutanásia na Alemanha.

1943 - Um incêndio destrói a Biblioteca Nacional do Peru.

1945 - Segunda Guerra Mundial: Marechal de Campo Hermann Göring é capturado pelo 7º exército dos Estados Unidos. Vidkun Quisling é preso na Noruega. Na União Soviética celebra-se o Dia da Vitória. Manifestação em Lisboa, pela vitória aliada, na II Guerra Mundial. Concentração no Largo do Rato com percurso pelas embaixadas dos EUA, do Reino Unido e da França.

1946 - O rei Vittorio Emmanuel III da Itália abdica em favor de seu filho Umberto II. Três semanas depois, um plebiscito decide pela implantação da República, e a família real é obrigada a deixar o país; Nascimento de Candice Bergen, atriz norte-americana.

1950 - Robert Schuman, ministro francês dos Assuntos Externos, propõe a criação de uma autoridade comum para regular a indústria do carvão e do aço na Alemanha Ocidental e em França. É o primeiro passo político para a União Europeia.

1955 - A Alemanha Ocidental junta-se a OTAN.

1960 - O governo Norte Americano autoriza a venda de anticoncepcional nos Estados Unidos

1962 - Francisco J. Orlich Bolmarich assume a presidência da Costa Rica.

1967 - Cassius Clay, conhecido como Mohamed Alí, perde o seu título de campeão mundial de boxe nos Estados Unidos, por se negar a prestar serviço militar com risco de ir ao Vietname; O vice-presidente indiano Zakir Hussain ascende à Presidência, sendo o primeiro muçulmano como Chefe de Estado.

1968 - Violentos conflitos entre polícia, operários e estudantes ocorrem em Paris, deixando mais de mil pessoas feridas.

1969 - 200 santos são retirados do calendário litúrgico oficial da Igreja Católica. A medida insere-se no conjunto de reformas do Concílio Vaticano II; Carlos Lamarca faz a primeira ação de guerrilha armada em São Paulo assaltando duas agências bancárias; Nascimento de Hugo Maradona, ex-futebolista argentino.

1970 - O boxeador mexicano Vicente Saldívar conquista o título de campeão mundial de peso pluma; O presidente norte-americano Richard Nixon ordena o bloqueio dos portos do Vietname do Norte.

1976 - Ulrike Meinhof é assassinada na prisão de Stammheim.

1978 - O primeiro-ministro italiano Aldo Moro, raptado 54 dias antes pelas Brigadas Vermelhas, é encontrado morto num automóvel no centro de Roma.

1983 - O presidente português Ramalho Eanes inaugura o Laboratório Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial (LNETI).

1984 - O governo do Haiti proíbe qualquer tipo de atividade política que não seja do partido oficial.

1985 - Um Desfile Militar ocorre em Moscou em comemoração aos 40 anos da vitória da URSS sobre a Alemanha, na Segunda Guerra Mundial.

1988 - Sai o número zero do semanário O Independente.

1989 - Cerca de 200 soldados das tropas do Panamá ocupam a Junta Nacional de Escrutínio, revoltados com a publicação dos primeiros resultados das eleições, que acabaram anuladas.

1992 - É constituída a Plataforma de Esquerda, associação política de natureza não partidária.

1993 - O Partido Colorado vence as primeiras eleições presidenciais e legislativas no Paraguai em 40 anos.

1994 - Nelson Mandela torna-se o primeiro presidente negro da África do Sul; A Suécia e a Finlândia aderem à parceria para a paz, programa de cooperação militar da NATO.

1995 - Morre Agostinho Roseta, 49 anos, dirigente da UGT; Na Costa Rica, o tribunal máximo da república declarou inconstitucional a obrigatoriedade do diploma de jornalista, pois impossibilita exercer um direito - a liberdade de expressão - assegurado a todos.

1996 - O escritor de novelas peruano-espanhol Mário Vargas Llosa recebe o Prémio da Paz da Associação de Editores e Livreiros da Alemanha.

1997 - O Congresso norte-americano aprova a lei que prevê o julgamento e condenação, como adultos, dos menores de 13 anos, autores de crimes violentos.

1998 - Morre Adolfo Waitzman, compositor de origem argentina.

1999 - Portugal concede asilo político ao ex-presidente da Guiné-Bissau Nino Vieira.

2000 - Um corte total de eletricidade afeta quase metade de Portugal continental.

2003 - A C&J Clark fecha as portas da fábrica em Castelo de Paiva. Os últimos 51 trabalhadores deixam a empresa de calçado; Eduardo Lourenço é distinguido com o Prémio da Latinidade, da União Latina.

2004 - Atentado bombista na Tchechénia causa a morte ao presidente do país Akhmad Kasdyrov.

2005 - "Libro delle Cadute", de Casimiro de Brito, recebe o Prémio de Poesia Aleramo - Mário Luzi para a melhor obra estrangeira editada em Itália em 2004.

2006 - O Tribunal Constitucional multa, pela primeira vez, dirigentes partidários, por irregularidades nas contas anuais dos partidos referentes ao ano de 2001; Operação da polícia espanhola contra rede de corrupção estimada em 2.500 milhões de euros, envolve a Fundação Afinsa e o Fórum Filatélico, dirigidos pelos portugueses Albertino de Figueiredo e Carlos de Figueiredo Escriba; O primeiro-ministro timorense Mari Alkatiri afirma que o objetivo da vaga de violência reside numa "tentativa de golpe constitucional".

2007 - Helena Roseta deixa o PS e anuncia candidatura à Câmara de Lisboa como independente, apoiada por um movimento de cidadãos; José Ramos Horta é eleito presidente de Timor-Leste, com 69,18 por centos dos votos, contra 30,82 por cento de Francisco Guterres "Lu Olo", na segunda volta das presidenciais; O Papa Bento XVI chega a São Paulo, Brasil, para a primeira visita pastoral a um país da América Latina; O pianista Mário Laginha vence o Prémio Carlos Paredes 2007 com o álbum "Canções & Fugas"; Morre Herval Rossano, 72 anos, realizador brasileiro, da telenovela "Escrava Isaura".

2008 - O Programa Alimentar Mundial (PAM) das Nações Unidas anuncia a suspensão dos seus voos para a Birmânia (Myanmar) devido a restrições "inaceitáveis", impostas pelos militares no poder, após o ciclone Nargis. As Nações Unidas consideram "sem precedentes", na história dos trabalhos humanitários, a recusa da Junta Militar da Birmânia em conceder vistos de entrada a peritos de salvamento; O FC Porto é punido com a perda de seis pontos e o seu presidente, Pinto da Costa, suspenso por dois anos, enquanto o Boavista FC é condenado à descida de divisão, perda de seis pontos e várias multas, entre as quais uma de 180.000 euros no âmbito do processo Apito Final, sobre corrupção no futebol

2009 - Jacob Zuma presta juramento como quarto Chefe de Estado da África do Sul no pós-apartheid; A República do Kosovo é admitida como o 186º membro do FMI - Fundo Monetário Internacional

2010 - Morte em Nova Iorque, Lena Mary Calhoun Horne, cantora e actriz norte-americana.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 71%     Sim
 29%     Não
( 403 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design