Home »
12 SET 2014
Golegã - "ECO-Encontro com o Outro"
Por Jornal Abarca

Um novo projeto está a nascer na Comunidade da Golegã e concelhos limítrofes: “ECO - Encontro com o Outro”.

“ECO - Encontro com o Outro: Afeto Inclusivo e Cidadania Ativa” é a recente iniciativa do Movimento do GRAAL, a realizar na Golegã, em parceria com o Agrupamento de Escolas da Golegã, Azinhaga e Pombalinho, Câmara Municipal da Golegã e Agrotejo (União Agrícola Norte e Vale do Tejo),e apoio da Fundação C. Gulbenkian.

A sua missão é a promoção de valores democráticos, de tolerância e de luta contra as discriminações entre o público juvenil – do 9º ao 12º ano – do Agrupamento de Escolas acima indicado, envolvendo outros jovens da Golegã e de concelhos limítrofes. O Projeto emerge de uma auscultação e caracterização do contexto local e regional com especial incidência nos problemas juvenis tal como foram enunciados pelos professores: violência na linguagem, ódio e intolerância, violência nas relações de género, ausência de um projeto de vida.

Os objectivos são contribuir para uma cidadania ativa através de modalidades de educação não-formal, uma educação que propõe a subordinação das aprendizagens teóricas e técnicas ao espaço mais fluido da aprendizagem pela conversa, estimulando a participação crítica e criativa de jovens e adultos no espaço público; promover as práticas de inclusão, reconhecimento das diferenças socioculturais, socioecónomicas e de género numa dinâmica intergeracional; contribuir para a descoberta de talentos, saberes, competências e capacidades de reflexão e ação, reaprendendo valores, numa perspetiva da comunicação não violenta e autêntica; explorar um conjunto de conceitos inovadores nas áreas da formação, da inclusão e da cidadania através da experimentação direta e posterior reconceptualização.

Os jovens animadores e capacitadores serão selecionados, a partir de setembro. Um grupo experimental – de 15 jovens a 20 jovens – que passará por uma formação mais intensiva, incluindo momentos de intervenção na comunidade: ações de voluntariado com crianças e idosos, bem como outros serviços à comunidade.

Neste processo de formação através de ateliers – envolvendo os parceiros Agrupamento de Escolas, Agrotejo e Câmara Municipal – serão usados outros recursos locais, como biblioteca, grupo de teatro, filarmónica, museus, ateliers de cerâmica, etc., bem como recursos exteriores, em regime de voluntariado, através de membros do Movimento do Graal e outros (a nível nacional e internacional).

Num último objetivo e mais amplo, procurar-se-á mobilizar cidadãos, dinamizando o tecido social da comunidade e tornando-a responsável pelo enquadramento destes jovens através de ações e/ou projetos mais formais, numa perspetiva de empreendedorismo social e de associativismo, de modo a apoiar os jovens a construírem os seus projetos de vida de forma criativa e dinâmica.

Mais informações em: http://www.graal.org.pt/projecto.php?id=21;  projetoeco.graal@gmail.com; 213 546 831 ou 213 142 514 (fax)

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design