Home »
24 JUL 2014
TAGUSVALLEY cria PROGRIDE para aproximar empresas no Médio Tejo
Por Jornal Abarca

O TAGUSVALLEY – Tecnopolo do Vale do Tejo está a desenvolver o PROGRIDE – Promoção da Cooperação e Inovação Interempresarial, um projecto com o objectivo de aproximar as empresas de grande dimensão do Médio Tejo das pequenas e desta forma contribuir para a construção de uma região mais competitiva, através de uma estratégia de reforço das redes de fornecedores regionais e a promoção da inovação tecnológica. 

O projecto começou a ser desenvolvido em fevereiro com a definição, contacto e consolidação de compromisso com parceiros-chave. Identificar os requisitos e as necessidades das grandes empresas foi o passo seguinte, em que o TAGUSVALLEY conheceu melhor os processos de cada uma. Nesta fase foram identificadas oportunidades para as micro, pequenas e médias empresas.

Para aproximar as empresas, no Tecnopolo do Vale do Tejo, em Abrantes, foi desenvolvido um workshop, no dia 9 de julho, incentivando a cooperação empresarial, possibilitando às mais de 30 empresas presentes o acesso a novos mercados e reduzindo as barreiras de diálogo, o que já se efectuou com duas das presentes na sessão.

As 33 PME’s participantes na iniciativa tiveram direito à oferta de seis meses de acesso gratuito à ferramenta de facilitação de relações comerciais BestSupplier, que conta na sua plataforma com clientes como a SofLusa, a Mercedes Benz e a Gallo Worldwide, entre outros. 

O PROGRIDE vai agora avançar no sentido de promover a qualificação das empresas para corresponderem melhor às necessidades das grandes empresas do Médio Tejo, de modo a que as PME’s se tornem fornecedoras destas.

Líder no investimento em I&D+i na região

O TAGUSVALLEY lançou recentemente, a 22 de julho, um concurso público para a aquisição de equipamentos para o LINE.IPT - Laboratório de Inovação Industrial e Empresarial, de mais de 1,1 milhão de euros, que vai permitir reforçar a capacidade desta estrutura instalada neste Parque de Ciência e Tecnologia desde 2010. O valor contratualizado entre o LINE.IPT e as empresas teve um crescimento de 73 por cento nos últimos quatro anos, correspondente a mais de 22 projectos desde que está instalado no Tecnopolo do Vale do Tejo, contabilizando uma média de sete projecto ao ano.

Além do sector estratégico da Metalomecânica, o TAGUSVALLEY, na sua linha de promoção à inovação tecnológica das empresas do Médio Tejo, tem feito investimentos no Agro-Alimentar ao adquirir para o seu Centro de Transferência de Tecnologia direccionado para o sector, o INOV’LINEA, em 2014, o equipamento de alta pressão HPP, completando a sua oferta na promoção de inovação tecnológica com a conservação por Ultravioletas.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design