Home »
09 OCT 2014
Riachos (Torres Novas) novo grupo amador de teatro
Por Jornal Abarca

A vila de Riachos, ligada ao teatro desde longa data, viu nascer, a 19 de setembro, o grupo amador de teatro TER-Teatro Experimental de Riachos. Através de um protocolo com o Riachense-Cooperativa Editora de Promoção Cultural, C.R.L., o TER ficou a fazer parte integrante desta. Célia Correia, presidente da referida Cooperativa, salienta, no âmbito do protocolo: “vi nesta integração uma mais-valia para a cooperativa O Riachense a nível cultural e de promoção, pois sempre foi meu objetivo dinamizar a mesma a esse nível”. Assim, o grupo de Teatro Experimental passa a ser uma realidade no espaço teatral em Riachos, que surgiu após várias tentativas para a reactivação do “GRUTAR”, grupo de teatro que existiu em Riachos entre 1978 e 1996.

Diga-se, no entanto, que as gentes de Riachos já antes dos finais dos anos setenta respiravam teatro; pois, segundo alguns excertos de textos publicados, da autoria de Nuno Matos, o primeiro grupo de teatro de Riachos terá sido fundado por António Casimiro Serrão, dono da quinta do Melo, em finais do século XIX na Rua Menino de Deus, que se chamava Grupo Cénico de Riachos. E já no início do século XX existiam duas salas em Riachos onde eram apresentadas peças de teatro. Em 1901, António Casimiro Serrão fundou o Teatro D. Filipa na sede da Sociedade Velha Filarmónica Riachense e Manuel Simões Serôdio fundou o Teatro Thiers, duas salas com os nomes das suas filhas. No início da década de 1940, a Companhia já se chamava Grupo Dramático Riachense e estava instalado no Teatro D. Filipa.

José Rito, presidente do TER eantigo elemento do GRUTAR, refere “este grupo foi criado por uma forte vontade de várias pessoas que têm no seu currículo projetos recentes como ‘Povoação Vende-se’, ‘Antígona’, ‘O Físico’ e outros. É um grupo constituído por um leque de pessoas com diversos níveis de conhecimentos e experiências a nível profissional e teatral, oriundas de várias localidades, tais como Alcanena, Chamusca, Entroncamento, Malhou, Meia Via, Riachos, entre outras. E esperamos que mais pessoas se juntem ao TER para que este se possa tornar num grupo de referência constituído por indivíduos cujo objectivo primeiro é o de fazer TEATRO.”

Masofi, director artístico do TER e, também, antigo elemento do GRUTAR, acrescenta: “O objetivo é o de criar um projeto teatral consistente, que se distinga por uma política de repertório coesa e orientada, sem perder, no entanto, a liberdade artística de cada elemento pois entendemos a arte e a cultura como espaços e tempos de liberdade”.

No plano de actividades previsto para a sua primeira temporada 2014/15 salienta-se a implementação da vinda a Riachos de vários espetáculos teatrais, englobados no 1º ciclo teatral “Vi®VER TEATRO COM AMIGOS”, bem como a realização de um concurso de “Textos Para Teatro” a partir de Fevereiro 2015 e a produção de um espetáculo teatral, que já se encontra em ensaios, a estrear em data a anunciar brevemente. Para além destes, o TER deseja também, a médio / longo prazo, promover formação e investigação teatral.

Na sua 1ª Direcção estão José Rito (Riachos), Fátima Antunes (Alcanena) e Filipa Dias (Entroncamento), estando na Coordenação artística, nesta temporada, Masofi (Riachos) que procurarão honrar a memória da história do teatro em Riachos.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design