Home »
02 JUL 2013
José Luís Peixoto vence prémio Salerno Livro d'Europa
Por Jornal Abarca

O pontessorense José Luís Peixoto venceu o prémio Salerno Livro d'Europa, em Itália, com a obra "Livro". O júri, constituído por 50 leitores e 50 personalidades ligadas ao meio editorial italiano, elegeu a obra do escritor natural de Galveias como a merecedora do prémio com um valor pecuniário de 5.000 euros.

O romance, recentemente publicado em Itália pela editora Einaudi, foi o escolhido entre outros quatro títulos finalistas de autores europeus com menos de 40 anos: a francesa Jakuta Alikavazovic ("La Bionda e il Bunker"), o suíço romanche Arno Camenisch ("Dietro la Stazione"), o italiano Paolo Di Paolo ("Mandami Tanta Vita") e a alemã Judith Schalansky ("Lo Splendore Casuale delle Meduse").

"Livro" foi publicado em Portugal em 2010, pela Quetzal Editores, tendo sido também finalista do Prémio Femina, atribuído em França. Em 2001, José Luís Peixoto venceu o Prémio Saramago com o romance "Nenhum Olhar" e em 2008 ganhou os prémios Daniel Faria e Cálamo Outra Mirada. A obra "Cemitério de Pianos", também da sua autoria, encontra-se na primeira lista do Prémio Impact Dublin, prémio a que concorrem obras publicadas em língua inglesa, nomeadas por livreiros de todo o mundo.
 

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design