Home »
05 JUL 2013
"Festas e Arraiais Populares" em Abrantes
Por Jornal Abarca

Com início a 10 de Julho, a exposição intitulada “Festas e Arraiais Populares” irá estar patente no Arquivo Municipal Eduardo Campos até Setembro. Trata-se de um retrato da programação de outros tempos das festas e dos arraiais populares em Abrantes. 

É uma mostra de cartazes e programas que será de interesse para todas as gerações. Se para uns fará relembrar os programas de juventude, para outros será a descoberta de como no tempo dos seus avós e pais eram os momentos e espaços de diversão e o porquê de ainda hoje estas tradições perdurarem.

No Concelho de Abrantes, como na generalidade do país, as festas anuais são quase todas associadas ao patrono da paróquia onde se realiza a festividade. A sua realização tem também a função de reunião familiar, pois as famílias que se encontram separadas por força da emigração e da imigração, reúnem-se com o intuito de “matar saudades” quer da sua “terra” quer da sua família. 

As festividades ao longo dos tempos tiveram como finalidade principal as angariações de fundos a aplicar no desenvolvimento de projetos coletivos a levar a efeito na localidade, quer fossem promovidas pelas associações religiosas, desportivas ou culturais, quer mais recentemente pelas autarquias.

Para que as festividades não se limitassem aos “bailaricos”, as comissões organizadoras desenvolviam esforços para a contratação de artistas (cantores) que no momento fossem os mais ouvidos na rádio e na TV. A análise dos cartazes permite verificar a existência de alguma “disputa” entre localidades pelos nomes mais sonantes, havendo algumas em que anualmente se apresentavam, de facto, as estrelas do momento.

Como complemento aos momentos de baile e variedades, era introduzida na programação a prática de jogos tradicionais que se desenrolava, normalmente durante a tarde, nos dias em que decorriam as festas. Os momentos de variedades e de jogos tradicionais eram para os organizadores, a forma de atrair os habitantes das suas localidades bem como das proximidades.

A exposição pode ser visitada no Arquivo Municipal Eduardo Campos até Setembro, de 2ª a 6ª, das 09:00h às 12:30h e das 14:00h às 17:30h
 

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 71%     Sim
 29%     Não
( 403 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design