Home »
02 JUN 2016
Circuito mundial de wakeboard volta a Castelo de Bode
Por Jornal Abarca

O Nautique European Pro Am realiza-se no Lago Azul, em Castelo de Bode, de 10 a 12 de junho, com a presença dos melhores atletas profissionais da modalidade a nível mundial.

O Nautique European Pro Am é uma das principais provas do circuito mundial de wakeboard e nunca foi realizado fora dos Estados Unidos. Pela primeira vez na Europa, o destino escolhido pela WWA é Portugal. Esta prova permite inscrições de amadores, que têm oportunidade de competir lado a lado com as grandes estrelas profissionais da modalidade.

Esta é a segunda prova da WWA a ter lugar no nosso país. Em setembro de 2015 o centro de Portugal recebeu o WWA Supra Wakeboard World Championships, com 151 atletas de 18 nacionalidades e um nível de audiência acima das 20.000 pessoas.

Ficámos desde logo deslumbrados com o cenário natural de Castelo do Bode. O sucesso do Worlds em 2015 faz com que as expetativas para este ano estejam ainda mais elevadas. Foi considerado o melhor evento do circuito em 2015 e um dos melhores de sempre, o que faz com que atletas, simpatizantes e curiosos esperem um 2016 ao mesmo nível de qualidade desportiva”, explica Shannon Starling, presidente da WWA.

As inscrições para a prova decorrem online, no site oficial da WWA, e têm um custo de $150 para profissionais e de $125 para amadores. A inscrição inclui as competições portuguesas, já que em simultâneo se realiza uma etapa do nacional de barco e uma etapa do nacional em cable. O prize money da prova tem um valor total 52.500 dólares, para as categorias Open Men, Open Women e Open Wakeskate (categorias profissionais).

O projeto Wakeboard Portugal, lançado em 2015, está a colocar o país no mapa dos maiores circuitos de wakeboard mundial. Este projeto instala em Castelo do Bode a primeira estância de wakeboard do mundo, a inaugurar ainda em junho. Com cinco cable systems, em cinco localizações diferentes, é um autêntico resort para atletas e   praticantes da modalidade.

Esta instalação é promovida além fronteiras através das provas internacionais acordadas com a The World Wakeboard Association (WWA). O acordo prevê a realização em Portugal de provas emblemáticas do circuito mundial, num período de três anos.

O nosso contributo para o desenvolvimento do desporto e para a criação deste novo destino, único na Europa, começa agora a materializar-se. Com a abertura da estância em Castelo do Bode, a região entra oficialmente no mapa da comunidade de wakeboard em todo o mundo”, explica André Matos, presidente da Associação Portuguesa de Wakeboard e Wakeskate (APWW).

Este projeto é estratégico para o Turismo Centro de Portugal, pela relevância que tem no desenvolvimento turístico e económico da região. Posicionar Portugal enquanto destino de eleição para a prática da modalidade, tornando-nos o Cluster Europeu de Wakeboard, é o grande objetivo do projeto.

Sobre o Projeto Wakeboard Portugal

O nosso clima e envolvente paisagística tornam o local perfeito para a prática da modalidade e esta região num destino de excelência para praticantes, seguidores e fãs do mundo todo. A missão do projeto Wakeboard Portugal é tornar a prática da modalidade mais acessível, construindo ao mesmo tempo um excelente destino turístico internacional. Um conceito de Wakeboard mais acessível, mais ecológico e desafiante.

Os municípios de Abrantes, Ferreira do Zêzere, Sertã, Tomar e Vila de Rei, a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, a Turismo do Centro e a Associação Portuguesa de Wakeboard e Wakeskate (APWW) em consórcio com a EIPWU (criadores dos projetos 7 Maravilhas) uniram-se na promoção deste novo destino através do wakeboard, um desporto que está em ascensão em todo o mundo. As praias fluviais de Aldeia do Mato, Lago Azul, Trízio, Montes e Fernandaires vão ter cable systems implementados, naquela que é a primeira estância de wakeboard do mundo.

No lago de Castelo do Bode vai ser instalada a primeira estância do mundo com cable systems, em cinco localizações, todas elas com caraterísticas únicas. Estes cinco cables são ligados entre si, num espelho de água com cerca de 30km, por transfer de barco.

Esta é uma visão pioneira sobre o potencial do desporto no nosso país. Trata-se de um projeto estratégico para posicionar Portugal como cluster europeu da modalidade e destacar Castelo do Bode no mapa do wakeboard mundial

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 71%     Sim
 29%     Não
( 403 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design