Home »
23 SET 2014
Mação - "À Conversa Com... António José Paisana"
Por Jornal Abarca

Após a curta pausa em agosto a última sexta-feira de setembro traz mais “À Conversa com…”. O convidado deste mês é António José Paisana que vai abordar a temática: “Pintar a imagem interior – a outra vertente do modernismo”. A palestra começa, como sempre, às 21h00 no Auditório do Centro Cultural Elvino Pereira.

António José Paisana efectuou estudos de pintura no atelier de Álvaro Duarte de Almeida e no Curso de Formação Artística da Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa; no Círculo de Artes Plásticas em Coimbra e na École Supérieure d’Àrchitecture et des Arts Visuels, em Bruxelas. É, também, licenciado em Direto pela faculdade de Direito de Lisboa.

Tendo optado pela carreira docente a partir de 1972, leccionou na Escola de Artes Decorativas António Arroio, em Lisboa, e fixou-se em Beja a partir de 1980, tendo leccionado, a maior parte do tempo, na Escola Secundária D. Manuel I. Aposentou-se em 2002.

Enquanto artista plástico, realizou, no âmbito da Arte Óptica e Cinética, vários trabalhos durante a década de 60-70.

Após alguns anos de reflexão sobre o sistema de produção, divulgação e comercialização da arte, desinteressou-se dos circuitos comerciais e passou a dedicar-se a uma pintura predominantemente figurativa, cuja intenção principal é adequar a pesquisa formal a uma reactivação do simbólico.

Alguns trabalhos seus são pertença da Câmara Municipal de Beja, da Biblioteca Municipal e do Seminário Diocesano desta cidade. Está também representado na capela gótica da Pousada de S. Francisco, em Beja, bem como em várias colecções particulares.

Tem realizado conferências e escrito artigos sobre temáticas de arte e efetuado ilustrações para revistas, jornais, livros de ficção e de poesia.

Participou, desde 1966, em várias exposições colectivas, designadamente em Lisboa, Vila do Conde, Coimbra, Abrantes, Évora e Beja, e fora do País, em Barcelona. Participou também na exposição “Portugal Eternel – Patrimoine de la Région de l’Alentejo”, que teve lugar no Museu de Arte Religiosa de Fourviére, em Lyon, iniciativa levada a cabo pelo Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja.

Realizou, a partir da década de 80, várias exposições individuais, em várias localidades do país, dentre as quais se refere a retrospectiva “Paizana, 1970/2005” que teve lugar em Coimbra, no Pavilhão Centro de Portugal, e em Beja, na Pousada de S. Francisco.

A sua última exposição ocorreu em 2011, na galeria do Instituto Politécnico de Beja.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design