Home »
24 MAI 2013
Agrupamento 172 de Abrantes celebra meio século
Por Jornal Abarca

O Agrupamento 172 de Abrantes celebra, dia 9 de Junho, o seu Cinquentenário com um almoço convívio precedido de Eucarístia, pelas 11h30, na Igreja de S. Vicente, em Abrantes. Mas a festa começa antes. No dia 8 tem lugar, o Fórum Escuta, pelas 16h00, e o Festival Escuta, pelas 22h00, ambos no Cine-Teatro S. Pedro. Será ainda inaugurada a exposição do cinquentenário no Centro Histórico de Abrantes, pelas 19h00.

No entanto, nesta data redonda, importa também recordar o percurso realizado, projectando o futuro "sempre com o objectivo de fazermos mais e melhor, para construir valores na sociedade em que vivemos".

A 9 de Junho de 1963 nasce o Agrupamento 172, tendo como patrono D. Nuno Álvares Pereira. Pertencente ao Corpo Nacional de Escutas (CNE), Escutismo Católico Português, Região de Portalegre e Castelo Branco, a direção fundadora era composta por Fernando Velez (chefe de agrupamento), Padre Ernesto Jana (Assistente de agrupamento), Fernando Taborda (secretário de agrupamento), Fernanda Bioucas (chefe da alcateia) e José Tomé (chefe do grupo).

No arranque inicial do agrupamento, apenas existiam duas das quatro secções que compõem normalmente um agrupamento: a Alcateia Nº 6 São Francisco de Assis - 12 Lobitos e o Grupo Nº 8 São Nuno de Santa Maria - 12 Júniores (Exploradores). Corria o ano de 1986, quando finalmente o agrupamento ficou com as quatro secções no ativo de funcionamento. Surgiram assim o Grupo Sénior Nº 16 Santa Bárbara - Pioneiros e o Clã 7 São Jorge - Caminheiros.

Após 50 anos de história a fazer crescer as crianças e jovens que passaram pelo agrupamento, muitas foram as datas e os acontecimentos importantes que nunca mais caíram no esquecimento. Destacam-se a primeira participação no JOTA (Jamboree on the Air), onde estiveram presentes 47 elementos (18 de Outubro de 1980), a organização de um acampamento regional pelo clã para juniores, seniores e clã, que teve como nome “Tubucci 86” (22 a 26 de Março de 1986), a organização da primeira atividade de pais e amigos do agrupamento 172 “Scouts Challenger” que tem vindo a repetir de ano para ano (19 de Junho de 1994), a doação ao agrupamento de um terreno junto às margens do Rio Tejo, onde atualmente o Agrupamento está a desenvolver um projeto de um campo de atividades escutistas - Campo de Atividades António Moreno (Março de 1995), a inauguração da primeira sede própria do agrupamento no seu quadragésimo aniversário (15 de Junho de 2003), a benção da primeira pedra colocada no Campo de Atividades António Moreno (14 de Abril de 2007), a partida dos Caminheiros numa das primeiras actividades fora de território nacional, rumo a Santiago de Compostela (25 de Julho a 1 de Agosto de 2009), a organização de inúmeras atividades regionais para Lobitos, Exploradores, Pioneiros e Caminheiros (1996, 1998, 1999, 2001, 2003, 2004, 2005, 2011) e a participação nos diversos Acampamentos Nacionais (Marrazes, Palheirão, Valado de Frades, Santa Margarida, Idanha-a-Nova, etc), assim como outras actividades nacionais, regionais e locais (1963 a 2012).

Mas a história não acaba aqui. O escutismo tem como finalidade educar os escuteiros para a vida. E à semelhança da cerimónia da Partida na IV Secção, em que o Caminheiro vai avançando progressivamente para a sua Partida, esta exprime simbolicamente que o acto de caminhar é mais importante do que o acto de chegar. É por isso que, no final do seu tempo de caminheiro, quando sai do Clã, o jovem não chega ao fim do seu caminho, mas parte para um novo caminho. De facto, o fim de uma etapa significa sempre o início de outra e a Partida é o momento de o caminheiro se lançar no caminho da vida.

Passa-se o mesmo com o agrupamento que atualmente conta com 82 elementos no ativo (22 Lobitos, 15 Exploradores, 13 Pioneiros, 14 Caminheiros e 18 Dirigentes). E ao transpor o meio século, lança o convite a novos elementos que possam ser a Geração do 2.º Cinquentenário.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design