Home »
22 OCT 2014
Tomar - O quotidiano na Idade Média
Por Jornal Abarca

Dia 29 de outubro, às 15h30, no Convento de Cristo de Tomar fala-se de gastronomia medieval. “À volta da mesa na Idade Média” é o tema da palestra do gastrónomo, Virgílio Nogueiro Gomes. Integra a Festa Templária 2015 e enceta um ciclo de conferências e workshops sobre o quotidiano na Idade Média.

A ADIRN – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte e o Convento de Cristo de Tomar vão promover um ciclo de conferências sobre o quotidiano medieval. A palestra “À volta da mesa na Idade Média”, apresentada pelo investigador de Cultura e História da Alimentação, Virgílio Nogueiro Gomes, marca o início do ciclo de conversas e acontece já no próximo dia 29 de outubro, quarta-feira, às 15H30, no Convento de Cristo.

As palestras específicas de gastronomia enquadram-se na preparação do Festival de Cozinha Medieval, que integra o programa cultural da Festa Templária. “Levar, mais uma vez, a restauração local a entrar no espírito e enquadramento histórico do evento”, é o objetivo da ADIRN, que “pressupõe o investimento das unidades de restauração local em (in)formação não só sobre produtos da época, como também métodos, técnicas e receitas confecionadas neste período da História.”

Os encontros em torno do quotidiano da Idade Média, decorrerão nos vários espaços do Convento de Cristo e vão abordar temas como a alimentação no espaço urbano e no espaço rural,  a festa, a casa, a sexualidade, o corpo na saúde e na doença, a morte e o além. Com o objetivo de trazer um carácter científico às várias vertentes da Festa Templária, a ADIRN e o Convento de Cristo, pretendem trazer a Tomar especialistas portugueses da época medieval.

As palestras, de entrada livre, dirigem-se ao público em geral, mas especialmente a todas as entidades e instituições participantes na Festa Templária. Escolas, profissionais da hotelaria e restauração, comerciantes, associações e comunidade local são o público do projeto, que prevê o aumento do rigor técnico e histórico dos contributos dos participantes no evento anual dedicado aos templários.

Fator privilegiado pela organização, nesta próxima edição da Festa Templária, é o reforço das parcerias e do trabalho em rede com o máximo de instituições e empresas, estimulando ainda mais a participação da comunidade. A associação de desenvolvimento local e regional e os parceiros do evento apostam na diferenciação deste projeto cultural e turístico. Jorge Rodrigues, diretor executivo da ADIRN e coordenador da Festa Templária refere que “este importante e decisivo contributo do Convento de Cristo, com a introdução do ciclo de palestras sobre os vários aspetos da Idade Média, cumpre o propósito de diferenciar a Festa Templária em relação a outros eventos medievais, procurando o rigor histórico associado à temática dos templários.” É esse rigor histórico que, para Jorge Rodrigues, “facilita o encontro efetivo da comunidade com a história e identidade do lugar onde vivem.”

 

Virgílio Nogueiro Gomes nasceu a 30 de junho de 1949, em Bragança. Tem formação superior em Gestão Hoteleira pelo Institut International de Glion, Suíça. Fez carreira em gestão hoteleira com incidência em alimentos e bebidas.

É investigador em História da Alimentação, e professor de Gastronomia e Cultura, e História da Alimentação. Coordenou em vários países estrangeiros ações de promoção da Cozinha Portuguesa.

Proferiu várias conferências e palestras sobre Gastronomia e publica regularmente crónicas em jornais e revistas.

Foi membro da Comissão Nacional de Gastronomia, que levou a Gastronomia a Património Cultural, e coordenador do seu Conselho Técnico.

É coautor do livro “A Cozinha do Mar”, autor dos livros “Transmontanices – Causas de Comer”, “Tratado do Petisco”, e “Doces da nossa vida”

É Membro da Academia de Letras de Trás-os-Montes, e da Associação Portuguesa de Escritores. É autor do Site www.virgiliogomes.com

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 71%     Sim
 29%     Não
( 403 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design