Home »
09 OCT 2015
Golegã - Ópera na Igreja Matriz
Por Jornal Abarca

A Fundação Inatel, a Associação Cultural Cantar Nosso e a Câmara Municipal da Golegã apresentam a Opera “Dido e Eneias”, de Henry Purcell, pelas 16 horas do dia 18 de outubro, na Igreja Matriz da Golegã. A entrada é livre.

Baseada na “Eneida”, de Virgílio, a ópera conta o episódio do amor entre Dido, rainha de Cartago, e o herói troiano Eneias, que depois da destruição de Tróia, rumando para Itália, atraca em Cartago.

Com um elenco constituído por profissionais formados pela Escola Superior de Música de Lisboa, direção musical e encenação de Sílvia Mateus e ao piano Francisco Sassetti, a apresentação conta com a participação do Coro Polifónico da Golegã dirigido pelo maestro José Dias.

O argumento é baseado no canto IV da Eneida, escrita entre 30 e 19 a.C., onde o escritor descreve as origens e o crescimento do império romano. O libreto é de Nahum Tate.

Nos versos de Virgílio, depois de Eneias ter deixado Troia na sua passagem por Cartago, conta-se a paixão entre Dido, Rainha de Cartago e o herói troiano Eneias, cuja qualidade dominante é a reverência pelos Deuses a par de um profundo respeito filial pelo culto dos antepassados. Os amantes acabariam afastados por um pedido que Jarbas rei da Mauritânia, fez a Júpiter, depois de ter sido rejeitada por Dido, a ordem de Eneias deixar Cartago. Eneias obedece assim às ordens de Júpiter e vendo a frota partir, Dido põe fim à vida.

A versão de Tate musicada por Henry Purcell (1659-1695), parte do mesmo princípio no entanto neste enredo, substituiu-se o rei Jarbas pela presença de uma feiticeira e suas súbditas que concebem um plano para destruir esta relação de amor entre os personagens principais, enaltecendo o seu deleite com a desgraça alheia. O fim desta ópera é tudo menos feliz com a vitória dos personagens da noite sobre o amor, característica própria da tragédia grega (tragikós), forma artística que na época relatava episódios ou acontecimentos de certa grandeza.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 71%     Sim
 29%     Não
( 403 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design