Home »
03 MAR 2015
Praga ameaça olivais portugueses
Por Jornal Abarca

A chamada praga das oliveiras – capaz também de contaminar carvalhos, amendoeiras, citrinos e videiras – é uma das grandes preocupações atuais de muitos dos profissionais participantes nas três feiras dedicadas à hortifruticultura, jardins e combate às pestes, que começam esta quinta-feira, dia 5, na Batalha.

A bactéria Xylella fastidiosa, que já atingiu meio milhão de árvores (60 mil hectares) em Itália, detetável através da secagem das folhas das árvores, poderá espalhar-se a outros países da Europa, nomeadamente os da bacia mediterrânica, e atingir 300 variedades vegetais.

“É natural que esta praga seja debatida nalgumas das duas dezenas de iniciativas que decorrem paralelamente às feiras, dado a atualidade do tema, a perigosidade da bactéria e o facto da doença ser de muito difícil combate”, refere Paulo Amaral, diretor comercial das feiras Frutitec, Exporjardim e Iberopragas, organizadas pelo Centro de Exposições Exposalão.

Em concreto, é debatida no seminário “Bacterioses: o desafio para a produção vegetal”, na secção sobre problemas emergentes, organizado pelo Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional, marcada para as 11h30 de quinta-feira, com moderação de Ana Paula Carvalho, da DGAV. O tema “ Xylella fastidiosa: alerta!” é analisado por Paula Sá Pereira, do INIAV, e o painel “Xylella fastidiosa – resultado da prospeção” está a cargo de Clara Serra, da DGAV.

A bactéria, que cresce devagar e demora a manifestar-se, foi observada pela primeira vez na Califórnia, em 1880, e neste momento afeta 29 estados americanos. Em 2013 foi detetada em Itália e já provocou prejuízos de 53 milhões de euros na agricultura.

“O tema do combate às pragas na agricultura e na jardinagem, bem como nas áreas urbanas, é muito transversal à Frutitec e Exporjardim. Por isso, a Exposalão decidiu promover, em simultâneo, a Iberopragas – 1º Salão profissional de controlo de pragas agrícolas e urbanas”, adianta Paulo Amaral.

Em paralelo às feiras, que contam com a presença de 160 expositores, desenrola-se um vasto programa de colóquios, conferências e workshops. Especialistas de inúmeras áreas abordam temas no âmbito da agricultura, plantas, jardins, aplicação de fitossanitários, programa “Portugal 2020”, pragas, drones, agricultura de precisão, biotecnologia ou pequenos frutos.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design