Home »
03 MAR 2015
Parceiros territoriais assinam acordo para o Desenvolvimento do Ribatejo Interior
Por Jornal Abarca

Foi assinado o acordo de parceria TAGUS 2020 por 40 entidades regionais para o desenvolvimento de Abrantes, Constância e Sardoal nos próximos cinco anos, no passado dia 11 de Fevereiro, em Assembleia-geral de parceiros. O momento ficou, ainda, marcado pela apresentação e aprovação das linhas orientadoras que compõem as estratégias da Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior.

O auditório do Tecnopolo do Vale do Tejo acolheu esta Assembleia-geral, presidida pela autarca de Constância, Júlia Amorim, actual presidente da direcção da TAGUS. Na sessão foi aprovada a macro-estratégia para o desenvolvimento dos três concelhos, que serviu de base às Estratégias de Desenvolvimento Local (EDL) TAGUS 2020 do DLBC Rural e Urbano submetidos a concurso. Estes planos de acção incluem, igualmente, o conjunto de actividades transversais de valorização dos recursos endógenos de Abrantes, Constância e Sardoal.          

Constituída por organizações e instituições locais e regionais com um papel relevante na comunidade e nos grupos sociais do Ribatejo Interior, a parceria votou e aprovou as linhas orientadoras, reconhecendo a TAGUS como a entidade com capacidade para gerir os próximos fundos para o Desenvolvimento Local de Base Comunitária deste território, e responsável pela dinamização e coordenação das acções das EDL aprovadas. A esta Associação de Desenvolvimento Local cabe-lhe, também, a coordenação do trabalho dos parceiros nas diferentes iniciativas previstas até 2020.

Com um plano de trabalho centrado nas áreas da Agricultura, do Turismo, dos Produtos Locais, da Acção Social, da Educação e das Microempresas, a TAGUS conta ver as suas duas candidaturas aprovadas pela Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional do Centro em meados de Abril. E assim, poder contribuir para fixar a população no território, com base numa abordagem integrada de estímulo ao desenvolvimento económico, da valorização da qualidade de vida e da promoção da identidade territorial e do incentivo à inovação e criatividade, nos concelhos de Abrantes, Constância e Sardoal.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 71%     Sim
 29%     Não
( 403 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design