Home »
16 JUN 2016
Abrantes - 100 anos, 100 galardões
Por Jornal Abarca
Presidente da República esteve na cerimónia
Presidente da República esteve na cerimónia

Cem distinções, tantas quantos os anos de elevação a cidade que Abrantes comemorou ontem, 14 de junho, foram atribuídas a atletas, instituições, políticos, homens e mulheres de cultura, associações, autarquias, organismos oficiais, órgãos de comunicação social e outras personalidades que de alguma forma os órgãos municipais deliberaram distinguir.

A cerimónia decorreu no Cine-Teatro São Pedro e contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Mais ou menos consensual, esta é a lista dos que mereceram a distinção atribuída pelo actual poder autárquico.

1. Montepio Abrantino “Soares Mendes”

2. Liga Portuguesa Contra o Cancro

3. Associação Vidas Cruzadas

4. Liga dos Amigos do Hospital

5. SantaCasa da Misericórdia de Abrantes

6. Bruno Neto (natural de Tramagal, onde nasceu em Outubro de 1978)

7. Cónego José da Graça (responsável pelo projecto Homem)

8. Luís Filipe Moura Neves Fernandes (Abrantes,Outubro de1936) - médico,investigador,professorecirurgião. É, actualmente, o Presidente da Liga de Amigos do Hospital de Abrantes.

9. António José Contente (título póstumo) - Fundador da Associação de Dadores de Sangue do Tramagal, faleceu, aos 87 anos, a 13 de Novembro de 2014.

10.Augusto Silva Martins (título póstumo) - Nasceu em Abrantes,a 4 de Abril de 1892. Combateu na I Guerra Mundial como tenente-médico, destacando-se pela sua bravura, o que lhe valeu ter sido condecorado. Também foi desportista. Foi recordista do lançamento do disco (35m), fez natação, atletismo, esgrima, equitação, boxe e tiro onde obteve resultados brilhantes. Morreu prematuramente em 1930, com apenas 38 anos.

11.Junta Regional de Portalegre Castelo Branco - CNE

12.Associação de Geminação de Abrantes

13.Palha de Abrantes - Associação de Desenvolvimento Cultural

14.Helena Bandos (autarca e encenadora)

15.Sociedade Filarmónica de Educação e Beneficiência Riomoinhense

16.Sociedade Instrução Musical Rossiense

17.Banda Filarmónica Alveguense

18.Sociedade Artística Tramagalense

19.Orfeão de Abrantes

20.A. Teixeira - Escola de Música

21.Rancho Folclóricoda Casa do Povo doPego

22. Delegação do Centro da Ordem dos Arquitetos - Secção Regional do Sul

23.Eduardo Campos(título póstumo) historiador abrantino faleceu em novembro de 2003. Imortalizou figuras e factos de toda a História de Abrantes, ao garantir a salvaguarda e catalogação de documentos “para que outros a possam estudar, obteve a imortalidade possível. Quem quiser conhecer dados sobre qualquer momento da História da nossa região, dos tempos mais remotos à atualidade, terá na obra de Eduardo Campos um recurso incontornável”.

24.EscultorSantos Lopes nasceu em 1948 em Abrantes, fotografo, professor e escultor. É da sua autoria a fragata na rotunda do Rossio ao Sul do Tejo

25.ArquitetoDuarte Castel Branco (título póstumo)- Nascido em Macau, em Julho de 1928, e diplomado em Arquitectura no Porto, Duarte Castel-Branco doou em 2007 ao município de Abrantes a colecção documental do seu trabalho, à guarda do Arquivo Histórico Municipal Eduardo Campos. Faleceu, a 4 de janeiro de 2015, aos 86 anos, na sua casa em Abrantes.

26.José Alberto Marques poeta experimentalista, natural de Torres Novas, onde nasceu em 1939, vive em Abrantes desde a década de 1960.

27.Maria Lucília Moita (título póstumo) pintora considerada uma das últimas herdeiras dos grandes pintores naturalistas portugueses como Silva Porto e Henrique Pousão, morreu em agosto de 2011, aos 82 anos em Abrantes, onde residia. Lucília Moita nasceu em Alcanena em 1928.

28.Sport Abrantes e Benfica

29.Amadores de Pesca de Abrantes

30.Clube Desportivo os Patos

31.Clube Náutico de Abrantes

32.Unidade de Abrantes - CHMT

33.Tramagal Sport União

34.Dragões de Alferrarede

35.Sporting Clube de Abrantes

36.União Desportiva Rossiense

37.Manuel Faria (título póstumo). Nasceu em São Miguel do Rio Torto, 1930, tendo falecido em Lisboa em 2004. Foi um brilhante atleta português, vencedor da Medalha Olímpica Nobre Guedes, em 1957. Representou o Sporting Clube de Portugal e foi o primeiro português a vencer a Corrida Internacional de São Silvestre de São Paulo, em 1956 e 1957. Foi ainda recordista nacional dos 1500, 3000, 5000 e 10000 metros, assim como dos 3000 metros obstáculos, tendo-se sagrado campeão nacional por 13 vezes.

38.José Lourenço (título póstumo). Natural de Tramagal e produto da formação do atletismo do Sporting, José Lourenço foi um dos mais brilhantes atletas nascidos no concelho de Abrantes. Em março de 1968 marcou presença nos então denominados Jogos Europeus de Pista Coberta, ficando à beira de uma Medalha, ao classificar-se no 4º lugar da corrida dos 1500m, estabelecendo um novo Recorde Nacional da especialidade com a marca de 3,59,6m, tornando-se no primeiro português a percorrer os 1500m em Pista Coberta, abaixo dos 4 minutos.

39. Coronel Vasco Ramirez (título póstumo). uma glória do hipismo nacionalalcançou um brilhante palmarés durante três décadas de competições. Conta com uma participação nos Jogos Olímpicos e, das mais de 650 classificações que conquistou, cerca de 140 foram vitórias. Sócio de mérito da Federação Equestre Portuguesa, distinguido com as Insígnias de Bronze da Federação Equestre Internacional. Integrou a equipa portuguesa em 17 Taças das Nações, conquistando duas vitórias em Lisboa e uma em Madrid, onde venceu também as únicas duas Taças de Ouro da Península em que participou. Destacam-se ainda dois títulos de melhor cavaleiro na Taça das Nações e 15 vitórias em Grandes Prémios, duas das quais em provas de CSIO (Concurso de Saltos Internacional de Obstáculos), realizadas em Lisboa e Madrid.

Nascido em Coimbra, sempre esteve ligado a Tramagal, onde residiu até à sua morte em janeiro de 2012 aos 72 anos.

40.Francisca Laia canoísta do Sporting Club de Portugal, a atleta iniciou a sua actividade no clube rossiense Os Patos e irá representar Portugal nos próximos Jogos Olímpicos.

41.Tiago Aperta atleta abrantino do lançamento do dardo, nascido em janeiro de 1992, começou no Sporting de Abrantes e veste actualmente a camisola do Sport Lisboa e Benfica. É considerado um dos melhores lançadores nacionais.

42.Susana Estriga campeã da Europa de Pentatlo W40, a atleta natural do Tramagal, étambém treinadora do Sporting Clube de Abrantes.

43. Santinho Mendes piloto abrantino, nascido em 1940, foi bicampeão nacional de rally em 1980 e 81 ao volante de Datsun 160J

44.Ricardo Alves foium dos melhores velocistas nacionais, primeiro ao serviço do Tramagal Sport União e depois no Sporting Clube de Portugalque representou até 2005. Foi várias vezes Campeão de Portugal.

45.Jornal de Abrantes

46.Rádio Antena Livre

47.Jornal de Alferrarede

48.  Jornal Nova Aliança

49.Agrupamento de Escolas N.º 2

50.Agrupamento de Escolas N.º 1

51.Colégio Nossa Sra. De Fátima

52. UTIA – Universidade da Terceira Idade de Abrantes

53. CRIA – Centro de Recuperação Infantil de Abrantes

54.ESTA – Escola Superior de Tecnologia de Abrantes

55.EPDRA – Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes

56.UTIT - Universidade da Terceira Idade de Tramagal

57. Associação de Agricultores Concelhos de Abrantes, Constância, Sardoal e Mação

58.Associação Comercial e Serviços de Abrantes, Mação e Sardoal

59.SOFALCA - Sociedade Central de Produtos de Cortiça Lda

60.PEGOP -Energia Eléctrica, S.A.

61.Victor Guedes - Industria E Comércio, S.A.

62.Mitsubishi Fuso Truck Europe - Sociedade Europeia de Automóveis SA

63.Casal da Coelheira

64.SAOV - Sociedade Agrícola Ouro Vegetal, S.A

65.FRASAM - Fundições do Rossio de Abrantes SA

66. RSA - Reciclagem de Sucatas Abrantina SA

67.Oke Tillner-Perfis Lda

68.VAM S.A. - Vieira Alves Metalomecânica

69.TRM - Tratamento Revestimento de Metais Lda

70.MOMSTEEL Portugal

71.Manuel Lopes de Sousa conhecido como o inventor de Abrantes, nasceu em 1923. Registou várias patentes e foi distinguido com muitos prémios nacionais e internacionais.

72.Eduardo Duarte Ferreira (título póstumo). “Menos que ferreiro, se tiver saúde, não deixo de ser. Se puder ser mais alguma coisa, porque não tentar consegui-lo?”. A frase, dita em 1882, elucida a alma empreendedora de Eduardo Duarte Ferreira (1856 — 1948), o homem que revolucionou o sector metalúrgico e projectou o Tramagal a nível nacional.

73.Cidade de Ribeira Brava

74.Cidade de Hitoyoshi

75 a 87.Juntas de Freguesias do Concelho de Abrantes: Aldeia do Mato e Souto; Alvega e Concavada; Bemposta; Carvalhal; Fontes; Martinchel; Mouriscas; Pego; Rio de Moinhos; Rossio ao Sul do Tejo e São Miguel do Rio Torto; São João, S. Vicente e Alferrarede; São Facundo e Vale das Mós; Tramagal

88.José dos Santos de Jesus (título póstumo) mais conhecido por Eng. Bioucas, foi o primeiro presidente da Câmara Municipal de Abrantes eleito democraticamente, entre 1976 e 1990, faleceu novembro de 2015, aos 87 anos, vítima de paragem cardiorrespiratória. Nasceu a 25 de março de 1928.

89.Humberto Lopes “Precisamos de pessoas, não de imagens” a afirmação é do homenageado numa entrevista ao jornal abarca. Foi o primeiro e único presidente social-democrata de Abrantes e a direcção do CRIA foi, até ao momento, a sua última actividade pública deste professor nascido em novembro de 1940, no Casal da Milha, em Mouriscas.

90.Nelson Carvalho licenciado em Filosofia foi o anterior presidente da Câmara de Abrantes, nas anteriores autárquicas foi eleito presidente da Assembleia Municipal, cargo a que renunciou em dezembro de 2014. Actualmente é presidente do CRIA

91.António Bandos  (título póstumo) militante socialista foi presidente da Assembleia Municipal durante os mandatos do Eng. Bioucas.

92.José Brito Ribeiro Vasco (título póstumo) médico abrantino durante seis décadas, foi um resistente ant-fascista. Foi vereador na Comissão Administrativa que governou a CMA pós 25 de Abril, deputado e presidente da Assembleia Municipal

93.Jorge Lacão advogado e político, presidiu durante vários mandatos à Assembleia Municipal de Abrantes. Foi eleito deputadopelo Partido Socialista à Assembleia da República por diversas vezes, Secretário de Estado do XVII Governo Constitucional e Ministro dos Assuntos Parlamentaresdo XVIII Governo Constitucional

94.Nelson Baltazar deputado municipal em Abrantes, foi, entre outros cargos, secretário de Estado da Saúde e deputado da Assembleia da Pepública durante vários governos, eleito pelo PS

95.Otávio Félix de Oliveira natural do Tramagal é economista. Desempenhou o cargo de secretário de Estado do Emprego no governo de Passos Coelho. Reside em Torres Novas, onde foi vereador da Câmara Municipal eleito pelo PSD

96.Eduardo Catroga natural de São Miguel do Rio Torto, onde nasceu em novembro de 1942, é gestor e administrador de empresas. Foi ministro das Finanças no último governo de Cavaco Silva

97.Maria de Lourdes Pintasilgo (título póstumo). Maria de Lourdes Ruivo da Silva de Matos Pintasilgo nasceu em Abrantes a 18 de Janeirode 1930, tendo falecido a 10 de Julho de 2004, em Lisboa. Engenheira química, dirigente eclesial e política, foi a única mulher que desempenhou o cargo de primeiro-ministro em Portugal, tendo chefiado oV Governo Constitucional, em funções de Julho de1979a Janeiro de 1980. Foi a terceira mulher a desempenhar o cargo de primeiro-ministro na Europa, depois da croataSavka Dab%u010Devi%u0107-Ku%u010Dar e dois meses depois da tomada de posse de Margaret Thatcher

98.Exército Português

99.Bebé do Centenário - Primeiro bebé do concelho de Abrantes que nasceu na maternidade do CHMT. Matilde Isabel Jacob Ascenço. Este bebé homenageia todos os homens e mulheres que ajudarão a construir os próximos cem anos da cidade e das freguesias, enquanto alicerce do futuro. Será o reconhecimento dos jovens como actores estratégicos e interventivos do desenvolvimento local e dos construtores de uma cidade inteligente, participada e partilhada.

100. Centenário - Entregue à cidadã centenária de Abrantes Lúcia Ramos, em homenagem a todos os que ajudaram a construir esta comunidade, como testemunho da essência do ser abrantino e como reconhecimento pelas gerações de outrora que afirmaram esta cidade no contexto regional e nacional.

Medalhas Protocolares:

Governo: Ministro Adjunto, Eduardo Cabrita

Presidente da República

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 71%     Sim
 29%     Não
( 403 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design