Home »
07 NOV 2013
Ministro e Secretário de Estado do Ambiente visitam Valnor
Por Jornal Abarca

O Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, o Secretário de Estado do Ambiente, Paulo Lemos, vão visitar a VALNOR, na próxima quarta-feira, dia 13 de novembro. A visita tem início pelas 10 horas.

Neste evento público terá lugar a cerimónia de inauguração das Unidades de Digestão Anaeróbia do Tratamento Biológico de RSU’s e Preparação de Combustíveis Derivados de Resíduos (CDR’s), bem como o Lançamento da 1ª Pedra da obra da Unidade de Lavagem de Plásticos Provenientes do Tratamento Mecânico de RSU’s.

 

Unidades de Digestão Anaeróbia do Tratamento Biológico de RSU’s

A digestão anaeróbia é uma tecnologia comprovada que extrai energia na forma de biogás a partir de resíduos orgânicos. O processo proporciona vários benefícios ambientais. Os benefícios para o aquecimento global surgem, porque a eletricidade gerada a partir do biogás substitui a eletricidade gerada a partir dos combustíveis fósseis e, portanto, reduz as emissões de dióxido de carbono para o meio ambiente.

A instalação da VALNOR, permite o tratamento de 25.000 ton/ano de RUB com uma produção efetiva de 2.750 GW/ano. Neste sentido, do ponto de vista económico-financeiro esta instalação apresenta como principais vantagens a criação de receitas, através da produção de energia.

 

Unidade de Preparação de Combustíveis Derivados de Resíduos (CDR’s)

Para a Unidade de Preparação de Combustíveis Derivados de Resíduos são encaminhados os refugos, provenientes da Triagem de Resíduos de Embalagens Leves e da Central de Valorização Orgânica (Tratamento Mecânico), rejeitos estes que, antigamente, eram depositados em Aterro Sanitário.

Esta infraestrutura vem aumentar a qualidade de serviço prestado pela VALNOR, considerada como uma solução para o tratamento de resíduos indiferenciados.

Os rejeitos correspondem a cerca de 30.000 ton/ano e são, na sua maioria, constituídos por plásticos, derivados de papel, borrachas, têxteis e madeira.

Devido ao seu elevado poder calorífico, os materiais são utilizados como combustíveis, principalmente em cimenteiras, em substituição de combustíveis fósseis.

 

Unidade de Lavagem de Plásticos Provenientes do Tratamento Mecânico de RSU’s

A Conceção e Construção da Unidade de Lavagem de Plásticos Provenientes do Tratamento Mecânico da VALNOR, importa num montante de investimento de 1300000.00 EUR.

Esta nova infraestrutura irá processar 5 ton/h de plásticos, recuperados da Unidade de Tratamento Mecânico de Resíduos Sólidos Urbanos. 

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design