Home »
17 MAR 2015
Empresários preferem 'network' ao apoio financeiro
Por Jornal Abarca

Os empresários portugueses (84%) preferem que o Governo lhes facilite as redes de contacto nos países de acolhimento em detrimento do apoio financeiro, revela o estudo ‘Fatores Indutores da Internacionalização Empresarial’, apresentado recentemente pela Universidade Portucalense (UPT).

O estudo, da autoria da investigadora Carla Azevedo Lobo, que versou sobre as respostas de 320 empresas internacionalizadas, conclui que apenas 16% dos inquiridos considera a variável ‘Apoios Governamentais’ como ‘extremamente importante’.

 ‘Apesar dos apoios financeiros serem uma grande ajuda, este estudo evidencia que não foram um dos fatores indutores do processo de internacionalização das empresas em estudo’, revela a investigadora.

Os dados indicam que 75% das empresas consideram as ‘Competências Específicas dos Colaboradores’ como ‘extremamente importantes’ e que 50% colocam as variáveis ‘Experiência Internacional dos Colaboradores’, ‘Propensão Empreendedora e para Assumir Riscos’ e ‘Rede de Contactos no País de Acolhimento’ na mesma escala de importância.

 Segundo a investigação são, também, as empresas com menor experiência internacional que atribuem uma maior importância à ‘Propensão Empreendedora e para Assumir Riscos’ e à ‘Rede de Contactos no País de Acolhimento’.

 ‘Num mercado cada vez mais global, em que muitas empresas nascem já internacionalizadas, há uma tendência crescente de entrada em novos mercados através de estratégias colaborativas, pelo que os apoios governamentais à internacionalização deveriam espelhar também esta realidade e facilitar redes de contactos entre os empresários portugueses e os mercados internacionais’, conclui Carla Azevedo Lobo.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 71%     Sim
 29%     Não
( 403 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design