Home »
14 OCT 2014
Vila Nova da Barquinha comemora centenário da I Grande Guerra
Por Jornal Abarca

Vila Nova da Barquinha vai realizar no próximo dia 21 de outubro, no Monumento ao Combatente, uma cerimónia comemorativa do centenário da I Grande Guerra (1914-1918).

A força militar vai juntar-se no monumento às 11 horas e às 11H30 tem início a cerimónia que conta com a presença e discursos do presidente da Liga de Combatentes, Tenente General Chito Rodrigues, e do presidente da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, Fernando Freire.

Durante a cerimónia será lida a mensagem deixada pelo Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, Aníbal Cavaco Silva, haverá honras militares, deposição de flores e evocação religiosa, terminando a cerimónia com o Hino aos Combatentes.

As comemorações do centenário da I Grande Guerra são organizadas pela Liga dos Combatentes e pelo Município de Vila Nova da Barquinha que contam com o apoio do Agrupamento de Escolas de Vila Nova da Barquinha.

O Monumento aos Mortos da Grande Guerra, inaugurado em 11 de abril de 1937, presta homenagem do concelho aos seus mortos na guerra de 1914-1918. Na base do monumento repousam os restos de António Gonçalves Curado, 1.º soldado do C. E. P. falecido em combate e natural da freguesia da Barquinha. Trasladado do cemitério português de Richebourg, depois de ter sido sepultado no cemitério inglês de Laventie, para a sua terra natal por intermédio da extinta comissão dos Padrões da Grande Guerra, no dia 18 de agosto de 1929. Era soldado n.º 234, da 4.ª Companhia do Regimento de Infantaria n.º 28.

A preparação dos homens que fizeram parte do “Corpo Expedicionário Português” foi realizada no Campo Militar de Tancos, concelho de Vila Nova da Barquinha, em 1916.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 71%     Sim
 29%     Não
( 403 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design