Home »
06 AGO 2015
NERSANT lança Manual de Boas Práticas e Técnicas em Reabilitação Urbana
Por Jornal Abarca

O programa Regenerapolis, dinamizado no âmbito do projeto CoopEmpresarial no Ribatejo, a NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém, tem à disposição das empresas, um manual onde informa sobre algumas boas práticas relativamente às técnicas e materiais aplicados na reabilitação de edifícios.

A reabilitação urbana tem sido uma das preocupações da NERSANT, devido aos novos desafios que hoje em dia se colocam a esta atividade e que em muito se relacionam com a dificuldade de adaptar técnicas da construção civil à reabilitação.

Neste sentido, a NERSANT elaborou um Manual de Síntese e Práticas em Matéria de Reabilitação Urbana, com vista a informar e clarificar alguns conhecimentos em materiais e técnicas desta área. Foram elaboradas 17 fichas especializadas, patentes nesta publicação, nomeadamente sobre "Revestimentos areados de cal em paredes antigas", "Emboço Ventilado", "Pavimentos Ventilados", "Sistema de Águas e Esgotos", "Reabilitação de Alvenarias", "Sistemas de Capotto", "Substituição de janelas", "Envidraçados", "Coletores Solares Térmicos", "Reabilitação de fachadas - Pinturas", "Reabilitação de fundação - Microestacas", "Pregagens com manga injetada", "Impermeabilização de coberturas", "Reabilitação de vigas de madeira", "Consolidação de alvenarias por injeção", "Isolamento de coberturas" e "Isolamento de fachadas". Em cada uma das fichas consta a respetiva caraterização (vantagens, propósito, finalidade, contra-indicações, principais dificuldades), aplicabilidade, materiais e equipamentos necessários, e execução técnica (resultado final, exceções e recomendações de aplicação).

O lançamento desta publicação está inserido na atividade Regenerapolis – Uma oportunidade de desenvolvimento económico, na qual foi fomentado um novo cluster para as empresas do setor da construção civil, direcionado para a regeneração urbana, bem como, no apoio à criação de um novo fundo de ativos de financiamento para essas obras. Outros objetivos são a identificação de novas oportunidades de negócio, através da pesquisa de novas áreas a intervencionar; divulgar os mecanismos de financiamento para a reabilitação urbana disponíveis; difundir através de uma bolsa os concursos a obras nacionais e internacionais, bem como, delinear projetos conjuntos de intervenção urbana com a participação dos diferentes parceiros (NERSANT, Comunidades Intermunicipais, Municípios e empresas). O projeto está disponível em http://regenerapolis.nersant.pt/.

Os interessados em adquirir (gratuitamente) este manual de boas práticas, podem contactar a NERSANT através dos contactos datic@nersant.pt ou 249 839 500.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design