Home »
11 ABR 2016
Instituto Terra e Memória participa em documentário científico
Por Jornal Abarca

O Instituto Terra e Memória de Mação (ITM) participou, de 6 e 11 de abril, nas gravações de um documentário científico na localidade de Fuentes de León (Extremadura Espanhola) sobre as representações de mãos na arte rupestre pré-histórica, no âmbito do projecto europeu  "HandPas - Hands from the Past - Mãos do Passado", cujo ITM é parceiro.

Realizado pela produtora extremenha "Libre Producciones" o documentário é rodado em localizações da Península Ibérica, França, Itália e Inglaterra. Esta é uma iniciativa que a administração da Extremadura apresentou ao programa europeu "Europa Creativa" destinada a promover acções de investigação e divulgação científica.

O documentário científico tem como objectivo fazer um ponto de situação sobre como, quando, onde e quem realizou as mãos na arte paleolítica europeia (num período entre os 45000 e 35000 anos), e levantar questões sobre a sua conservação, datação, técnicas e interpretação com entrevistas especializadas a um grupo de investigadores como Jean Clottes, Alistair Pike, Dario Seglie, Filippo Gambari, Marc Groenen, Roberto Ontañón, Hipólito Collado e Juan Luis Arsuaga que, desde há muito, se concentram em compreender este tema tão complexo. 
A equipa do ITM, liderada por Pedro Cura, Sara Garcês e Luiz Oosterbeek, é responsável pela criação de vários cenários como, por exemplo, um acampamento ao ar livre com cerca de 35.000 anos onde cabanas, roupas, adornos, armas e fogueiras serão apenas alguns dos elementos incorporados, ou um ritual xamânico e cenas de pintura nas paredes dentro de uma gruta com um grupo de pessoas pertencentes à mesma tribo. Esta "tribo" é composta por homens, mulheres e uma criança, colegas portugueses e espanhóis que se têm esforçado para tentar recriar a vida na Pré-História durante alguns dias. 
O documentário terá versões em inglês e castelhano e é da responsabilidade do Serviço de Património Cultural, Museus e Arquivos Históricos da Junta de Extremadura, de Espanha, encabeçado pelo investigador Hipólito Collado. Participam como parceiros a Secretaria Geral de Cultura Extremenha, o Centro de Estudos e Museu de Arte Pré-Histórico de Pinerolo (CesMap) de Itália, e o Instituto Terra e Memória de Mação, Portugal

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 71%     Sim
 29%     Não
( 403 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design