Home »
30 MAI 2013
Inauguração do Borboletário em Constância
Por Jornal Abarca

O Parque Ambiental de Santa Margarida – um espaço público que, para além de proporcionar momentos de lazer aos residentes, tem atraído milhares de visitantes ao Concelho de Constância – ficará agora ainda mais atraente, com a entrada em funcionamento do borboletário, que será inaugurado a 5 de junho, pelas 18h00.

Já considerado local de grande importância educativa, por permitir abordagens científicas aos diversos tipos de plantas, às suas caraterísticas e, em particular aos proveitos que delas podemos obter, o Parque Ambiental abre agora uma outra vertente em que pode ser apreciada a beleza de insetos muito especiais e, simultaneamente, perceber as metamorfoses por que passam ao longo da sua vida.

O equipamento, financiado a 85% por fundos comunitários, está envolvido por um espaço ao ar livre onde serão criados ambientes com plantas próprias da alimentação das borboletas locais, de modo a que, observando-as, se possa estabelecer comparações com as que vivem exclusivamente no espaço interior do borboletário. Aí, as condições de temperatura e humidade são controladas de modo a simular-se um clima tropical, ou seja, as condições em que podem desenvolver o seu ciclo de vida, borboletas consideravelmente diferentes das que, especialmente na primavera e no verão, povoam campos e jardins das regiões temperadas.

Em relação às vulgares borboletas que conhecemos, são bem diferentes as “tropicais”, quer nos tamanhos e nas cores, bem como nos hábitos alimentares. Na pequena “sala de espera” do borboletário os visitantes contemplam imagens de exemplares que terão oportunidade de ver voar por entre plantas ou pousadas sobre elas e, através de microscópios simples, observar detalhes de asas, antenas ou até de alguns ovos, começando assim a “viagem” pelo ciclo fantástico da vida destes seres que habitam a Terra há mais de quarenta milhões de anos, ou seja, desde muito antes de existirem os humanos.

Na verdade, os milhares de visitantes esperados, em cada ano, iniciarão no borboletário, uma aula que, certamente, continuará em casa, no jardim ou no quintal, numa intimidade com o mundo vegetal e animal, desenvolvendo, assim, o apreço pela beleza e pelo conhecimento. 

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 71%     Sim
 29%     Não
( 403 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design