Home »
18 MAR 2014
Eventos gastronómicos na região (actualizado)
Por Jornal Abarca

 

 

 

 

 

 

Abrantes, Constância e Sardoal
Enchidos do Ribatejo Interior

Durante o mês de Fevereiro os restaurantes de Abrantes, Constância e Sardoal dão especial destaque aos enchidos da região. O desafio foi lançado pela TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior e convida a população a provar estas iguarias em entradas, petiscos e até em pratos principais nos estabelecimentos de restauração.

A acção promocional de enchidos, que iniciou no dia 10 de Fevereiro e se estende a 3 de Março, pretende não só promover os enchidos do Ribatejo Interior, como também incentivar o consumo do que é produzido e confeccionado na região, criar mais um motivo de atractividade para a visita aos restaurantes e, sobretudo, aproximar ou reforçar os contactos comerciais entre os estabelecimentos de restauração e os produtores locais.

Os restaurantes aderentes são 14, sete de Abrantes (Cascata, Aquapolis Cervejaria, Segredos de Vale Manso, Santa Isabel, Tasquinha d’Aldeia, Trincanela – S. Lourenço e Tulipa), três de Constância (Central Park, Esplanada Bar Pézinhos no Rio e Trincafortes) e quatro de Sardoal (A Fragata, A Três Naus, Quatro Talhas e Sabores da Miquelina).

 

Vila Nova da Barquinha
XX Mês do Sável e da Lampreia

Pelo 20.º ano consecutivo, o peixe do rio volta a animar a gastronomia em Vila Nova da Barquinha.

O Município e os restaurantes do concelho unem-se para promover mais uma edição da mostra gastronómica “Mês do Sável e da Lampreia”, que decorre até 20 de abril, uma iniciativa que tem como principal objectivo promover a cozinha típica e tradicional.

Banhado por três rios - Tejo, Zêzere e Nabão - o concelho de Vila Nova da Barquinha tem no peixe do rio a sua principal fonte de sabores.

Iguarias como Açorda de Sável e Arroz de Lampreia, entre outras receitas tradicionais, são servidas à mesa dos sete restaurantes aderentes, num concelho cuja história está intimamente ligada à actividade piscatória.

Ao provar os pratos únicos da gastronomia portuguesa e que remontam aos princípios da nacionalidade, os visitantes poderão ganhar bilhetes para passeios de barco ao Castelo de Almourol e conhecer um monumento ímpar e na região e no país, com um património arquitectónico e paisagístico magnífico (1 bilhete por dose, sendo a promoção válida apenas ao fim-de-semana).

Os restaurantes aderentes são Almourol (Tancos), A Carroça (Limeiras), Chico (Praia do Ribatejo), Ribeirinho (Barquinha), Soltejo (Barquinha), Stop (Atalaia) e Tasquinha da Adélia (Barquinha).

 

Sardoal
8.ª Feira do Fumeiro, Queijo e Pão

A 8.ª Feira Nacional do Fumeiro, Queijo e Pão, que decorre nos dias 28 de fevereiro, 1 e 2 de março, junto ao Quartel dos Bombeiros de Sardoal, traz de volta a esta vila os bons sabores de vários locais do país.

Enchidos, queijos, pão caseiro e muitas outras iguarias estarão à disposição do público, neste certame que tem como principais objetivos o fomento dos agentes regionais de produção e o estímulo da economia local.

A iniciativa é organizada pelo Município de Sardoal, em parceria com a TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior.

A Feira tem um programa de animação especial, no qual se inclui a comemoração do Carnaval. A entrada no espaço é gratuita.

 

Mação
Festival da Lampreia

A Lampreia é um dos pratos mais apreciados na gastronomia do Concelho de Mação. A sua fama vem de longe, como a sua história, que se cruza com a do Rio Tejo. Os pescadores sempre foram ali chamados pela excelência do peixe que encontravam e que, ainda hoje, permite a Mação oferecer pratos de excelência.

Uma das iguarias mais procuradas por apreciadores de todo o País é o Arroz de Lampreia. É feito com o molho da Lampreia, com o sangue, e servido separado da mesma, oferecendo uma variedade única de sabores que vai com toda a certeza querer provar.

Assim, de 1 de Março a 20 de Abril, Mação promove mais um Festival dedicado à Lampreia, em dez restaurantes aderentes: A Lena (Ortiga), Avenida (Mação), Café Restaurante da Recta (Mação), Casa Cardoso (Envendos), Casa Velha (Mação), Dona Flor (Penhascoso), O Cantinho (Mação), O Godinho (Mação), O Pescador (Mação) e Solar do Moinho (Cardigos).

Refira-se ainda que o Arroz de Lampreia foi recentemente eleito Estrela do Médio Tejo, na categoria de Prato Principal a nível regional.

 

Vila de Rei
VII Festival Gastronómico do Bacalhau e do Azeite

A época da Páscoa em Vila de Rei volta a ser marcada pela presença dos melhores pratos confeccionados com bacalhau e azeite. A sétima edição do Festival Gastronómico do Bacalhau e do Azeite regressa assim aos restaurantes Vilarregenses de 5 a 13 de Abril.

Organizado pela Câmara Municipal de Vila de Rei, o certame contará este ano com a participação de seis restaurantes do Concelho – Albergaria D. Dinis – Vila de Rei, Churrasqueira Central – Vila de Rei, O Cobra – Vila de Rei, O Eléctrico – Relva, O Paraíso do Zêzere – Zaboeira e Toca do Coelho - Estevais – que esperam voltar a receber milhares de visitantes ao longo dos nove dias de Festival.

Para Paulo César, Vice-Presidente da Autarquia de Vila de Rei e responsável pelo pelouro do Turismo, “o património gastronómico do nosso Concelho tem sido bastante valorizado ao longo dos últimos anos através da realização dos nossos Festivais Gastronómicos. Com a sétima edição do Festival do Bacalhau e do Azeite contamos receber novamente milhares de visitantes que poderão comprovar a enorme qualidade dos nossos restaurantes.”

 

Margens do Tejo
Festival Gastronómico Ibérico

Durante o mês de março decorre um festival gastronómico ibérico em mais de 50 restaurantes dos territórios situados nas margens do Tejo. Promover a gastronomia e os produtos associados ao rio, envolvendo os estabelecimentos de restauração, produtores de vinho, azeite, enchidos e fumeiro locais é um dos objectivos deste evento português e espanhol que se prolongará por todo o mês de março.

A actividade surge no âmbito do Tajo/Tejo Vivo e pretende a valorização e promoção, não só da gastronomia associada ao rio, como também a típica das regiões junto ao Tejo e os seus produtos, incentivando o consumo dos mesmos. E por outro lado, estimular o trabalho em rede a nível Ibérico dos restaurantes, produtores e das Associações de Desenvolvimento Local parceiras neste projecto de cooperação.

O Tajo/Tejo Vivo abrange municípios desde Castilla (Espanha) ao Ribatejo (Portugal) e neste 1.º Festival Gastronómico decorrerá, nomeadamente, em 57 restaurantes localizados em Talavera, Sierra de San Vicente y la Jara, Castilla la Mancha (Espanha), Raia Centro Sul, Pinhal Interior, Sôr e Ribatejo (Portugal).

Na região participam os restaurantes Paraíso do Zêzere (Vila de Rei), A Lena (Ortiga - Mação), Sabores de Guidintesta (Belver - Mação), Quatro Talhas (Sardoal), Cascata (Alferrarede - Abrantes), Sabores da Cascata (Abrantes), Ramiro (Rio de Moinhos - Abrantes), Túlipa (Pego - Abrantes), Ribeirinho (Vila Nova da Barquinha), Almourol (Tancos - Vila Nova da Barquinha) e Stop (Atalaia - Vila Nova da Barquinha).

Pimientos de piquillo rellenos de boletos com crema de morcilla, ensalada de hiros, revuelto de morcilla conpiñones, solomillo, presa ibérica são alguns dos pratos castelhanos. Já no território nacional, a restauração terá maranhos, bucho, cabrito assado, ensopado de borrego, sopa de peixe do rio, pratos de sável, fataça, achigã, enguias, lúcio, lampreia e pratos de caça. A que também se juntam açordas, migas e cozinha fervida.

Neste festival desafiam-se também os produtores de vinho, azeite e enchidos que durante o mês da acção poderão realizar provas dos seus produtos, visitas guiadas a instalações, vinhas e olivais.

O Tajo/Tejo Vivo é um projecto de cooperação ibérica, apoiado pela abordagem LEADER, do Programa de Desenvolvimento Rural (ProDeR) e assenta numa estratégia comum, inovadora e sustentável, de forma a contribuir para o aumento da competitividade e desenvolvimento social, económico e ambiental desses locais, e os afirme, como um destino turístico consolidado.

A TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior é a chefe de fila portuguesa, onde integram as Associações de Desenvolvimento Local ADIRN – Ribatejo Norte, ADRACES – Raia Centro-Sul, APRODER – Ribatejo, LEADER SÔR e Pinhal Maior. Já do lado de Espanha, os parceiros são a ADAC -Alcarria y la Campiña, ADC – Tierras de Talavera, Sierra San Vicente y la Jara, ADECOR – Oropesa, ADESVAL - Valle Alagón, ADISGATA – Sierra de Gata, Castillos del Medio Tajo, FADETA – Tajuña, Montes de Toledo, Valle del Jerte, TAGUS – Tajo, Salor, Almonte, coordenados pela ARACOVE - Aranjuez Comarca de Las Vegas.

Mais informações nos sites dos parceiros ou www.tagus-ri.pt.

 

Abrantes
Sabores do Tejo

Abrantes continua a promover os “Sabores do Tejo”. A edição deste ano do Festival Gastronómico pretende salientar temáticas como o Peixe do Rio, as Migas e a Caça, que passam a ter lugar num período de 15 dias, nos meses de março, setembro e outubro respetivamente.

O “Sabores do Tejo – Peixe do Rio” irá assim realizar-se no concelho entre os dias 15 e 30 de março, em nove restaurantes aderentes: A Tasquinha D’Aldeia; Os Restaurantes S. Lourenço, Santa Isabel, Sabores da Cascata, A Cascata, O Ramiro e A Tulipa; A Cervejaria Aquapolis e o Hotel Segredos de Vale Manso.

Esta ação promocional tem por objetivo preservar e promover a gastronomia tradicional do concelho de Abrantes, mostrando e divulgando os seus múltiplos sabores, assim como dar a conhecer a singularidade da cultura gastronómica do nosso concelho e reconhecer e incentivar à qualidade dos pratos a servir nos restaurantes. Visa ainda preservar e promover o património gastronómico abrantino e a sua cozinha tradicional, tendo por base os pratos de peixe, migas e caça; manter uma harmonia na oferta turística do concelho no que respeita ao sector da restauração; contribuir para a boa imagem das unidades de restauração e por sua vez do concelho e fazer dos “Sabores do Tejo” uma referência na gastronomia e consequente atracão turística do concelho, as quinzenas gastronómicas os “Sabores do Tejo” de Peixe do Rio, os “Sabores do Tejo” das Migas e os “Sabores do Tejo” da Caça terão lugar entre 15 e 30 de março; 20 a 30 de setembro e 18 a 31 de outubro, respetivamente.

Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal de Abrantes que pretende fazer deste evento uma referência regional na gastronomia e um dos fatores de atração turística. Conta para isso com o empenho e dedicação dos proprietários dos restaurantes aderentes que promovem nas suas ementas o que de melhor a nossa gastronomia tem, quer em peixe ou carne, nos acompanhamentos e produtos como o azeite, ou nos nossos doces tradicionais e vinhos.
 

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design