Home »
02 ABR 2014
Constância: Festas 2014
Por Jornal Abarca

 

Festas do Concelho

Todos os anos por ocasião da Páscoa, Constância recebe uma grandiosa manifestação Religioso-Cultural, a Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem / Festas do Concelho.

Mantendo as seculares tradições ligadas aos rios e às fainas marítimas e assumindo-se como ponto de encontro de milhares de pessoas de todo o Vale do Tejo e de outras regiões do país, as Festas do Concelho de Constância, são hoje um importante cartaz de promoção do Concelho e de divulgação das suas potencialidades económicas, turísticas e culturais.

A iniciativa inclui a Mostra de Artesanato, a Mostra "Saberes e Sabores", o Grande Prémio de Páscoa em Atletismo, diversas atividades desportivas, exposições e vários espetáculos com artistas conhecidos a nível nacional e internacional.

Além da grande cerimónia religiosa que é a Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem (a Missa Solene, a Procissão e a Bênção dos Barcos e das Viaturas) as Festas do Concelho de Constância caracterizam-se também pela vertente cultural e popular. Nesta perspetiva destacam-se os arranjos florais nas ruas da vila, a instalação das tasquinhas de gastronomia típica e muitos outros arranjos atrativos que trazem a Constância milhares e milhares de pessoas.

 

Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem

A devoção a Nossa Senhora da Boa Viagem em Constância está associada ao intenso tráfego fluvial de mercadorias que se fez durante séculos entre o porto desta vila e a capital.

Dos perigos da navegação nasceu o apego dos marítimos à Mãe de Deus e a confiança na sua protetora intervenção. A Festa e a Bênção dos Barcos, em Segunda-feira de Páscoa, são os momentos culminantes de uma devoção pelo menos bicentenária.

Até aos meados do século XX, apesar de algumas vicissitudes da vida e do mundo, a Festa manteve a sua grandiosidade de sempre, refletindo a prosperidade económica da vila que vinha da relação com os rios, de onde tirava o seu sustento e o sentido da sua existência.

Passado o tempo dos marítimos e do transporte fluvial, a Festa entrou em declínio, como as atividades que a geraram e mantiveram, e só não desapareceu porque a Paróquia decidiu assumir a sua organização, substituindo os festeiros que já não havia, e porque eram muito fundas as raízes que a devoção tinha criado na cultura local.

Sendo cada vez mais necessárias as graças do Céu para os caminhos da terra do que para as viagens nos rios, a Festa rendeu-se ao rei automóvel, institucionalizando, a partir dos anos sessenta, a Bênção das Viaturas que todos os anos se faz na Praça Alexandre Herculano.

Nos últimos 20 anos, a Festa vive uma nova fase da sua história, iniciada quando a Câmara Municipal decidiu intervir nela com o objetivo de a revitalizar e revalorizar, associando-lhe um vasto conjunto de atividades culturais, recreativas e de lazer que constituem as Festas do Concelho de Constância.

O essencial da Festa, o seu espírito, o seu sentido profundo são os mesmos de sempre. Mas foram introduzidos diversos e variados elementos novos, suscetíveis de gerarem novos interesses e de motivarem outros públicos. É o contributo do nosso tempo para o renovar de uma antiga tradição que persistirá para além de nós.

 

Programa

(clique na imagem para aumentar)

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 71%     Sim
 29%     Não
( 403 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design