Home »
16 SET 2013
Mação: Esperança, Medo e Amor, o Ciclo da Violência
Por Jornal Abarca

Muito falada, relativamente escondido, pouco percebida, por vezes ignorada. Mas afinal, o que é isto da Violência Doméstica? Foi a esta questão que se procurou responder no dia 10 de Setembro num debate/conferência organizado pela Rede Social da Câmara Municipal de Mação. Vasco Estrela Vereador da Câmara Municipal de Mação e Presidente do CLAS de Mação moderou o debate, que foi muito activo e participado, muitas dúvidas, muitas questões aparentemente simples a que a oradora, Carmen Ludovino, Gestora do Gabinete de Apoio à Vitima de Santarém, procurou responder.

Carmen Ludovino explicou a dificuldade em desmistificar o fenómeno mas também os mitos à volta de problema, causa do maior número de assassinatos em Portugal.

A oradora começou por explicar que a ideia de que entre marido e mulher não meta a colher é falsa sendo a violência doméstica um Crime Público que qualquer cidadão tem o direito e do dever de denunciar.

Foram explicadas aos presentes as quatro formas de violência doméstica: física, psicológica, financeira e sexual e as variáveis que denunciam quando alguém é vítima de qualquer uma destas formas de violência.

Uma das questões mais participadas foi a dos medos das vítimas que ainda têm ideias como se saírem de casa perdem-lhe o direito, se abandonarem o marido podem perder os filhos, questões que a lei já controla, mas que o agressor utiliza como ameaça e que, na realidade, não se justificam.

Foi ainda referida a questão social, os preconceitos, a transmissão entre gerações de ideias de submissão, os estereótipos de género e, muito referida, foi a fragilidade das vítimas. 

Em Mação as vítimas encontram o apoio necessário pelo contacto 241571541 ou 927989019 ou dirigindo-se directamente ao Serviço de Acção Social ou ao Centro de Saúde.
 

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 71%     Sim
 29%     Não
( 403 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design