Home »
14 JUL 2014
Pereiro de Mação transforma-se num mar de flores
Por Jornal Abarca

Vinte ruas e largos enfeitados vão maravilhar os milhares de pessoas que são aguardados entre 26 e 31 de agosto . Um ano inteiro a fazer flores para que a aldeia seja um autêntico jardim.

A típica aldeia do Pereiro, concelho de Mação, volta a engalanar-se para receber condignamente os milhares de visitantes que são esperados para apreciar o trabalho empreendido ao longo de todo o ano. Nesta edição vão estar enfeitados vinte largos e ruas com as mais variadas cores e feitios confirmando esta terra como a Capital das ruas enfeitadas. Até à última hora, os moradores de cada rua mantêm segredo relativamente à forma como as vão decorar.

Indo ao encontro das muitas solicitações dos visitantes do ano passado, a Associação local, entidade que organiza o evento, editou um folheto desdobrável de distribuição gratuita com a história das ruas enfeitadas. Aí se dá conhecimento da forma como tudo começou; as ruas e largos enfeitados em 2014; o programa musical; como chegar ao Pereiro; onde comer e onde dormir.

Às 19h00 do dia 26, será a inauguração e abertura ao público. A animação pelas ruas enfeitadas está a cargo do grupo de concertinas “Vamos à Festa”, de Vila de Rei.

Destaque ainda para o fim-de-semana em que, simultaneamente, têm lugar as festas anuais com muita música e animação: Banda Myllenium e DJ Massivedrum (sexta feira); Os Némanus e DJ Bruno F (sábado). No domingo, será o grande dia das cerimónias religiosas com a Romaria da Senhora da Saúde. Às 17 horas será a missa solene e às 18h a procissão que percorrerá as ruas enfeitadas. Recorde-se que o andor da padroeira, a Senhora da Saúde, é transportado por dezasseis pessoas que, dessa forma, cumprem promessas feitas ao longo do ano em momentos de maior aflição das suas vidas.

Devido aos muitos pedidos recebidos, sabe-se que será reeditado o girassol gigante, com várias novidades. Na entrada principal será montado um arco grandioso com vários motivos. Os visitantes podem aproveitar para se deliciar com a comida típica desta zona. Os moradores da aldeia fazem questão de apresentar os seus dotes na doçaria regional.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 71%     Sim
 29%     Não
( 403 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design