Home »
03 FEV 2016
Abrantes - Vidas Cruzadas arranca com novo projeto
Por Jornal Abarca

No dia em que celebra o 9.º aniversário, a Associação Vidas Cruzadas arranca com o desenvolvimento da Rede Local de Intervenção Social  - Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (RLIS – SAAS) em Abrantes.

“Esta é uma metodologia de trabalho que há muito era desejada no nosso território. Já se pensava este tipo de intervenção integrada, com mais ou menos nuances, há muito tempo. Abrantes tem o privilégio de ter uma forte Rede Social com vários agentes ativos na comunidade. Isso é muito positivo para as pessoas, mas por outro lado leva a que exista a necessidade de uma maior articulação entre todos os agentes socias, de forma a rentabilizar ao máximo os recursos e as sinergias de cada um, não duplicando apoios e tentando chegar ao máximo de pessoas possível”.

A RLIS – SAAS é um modelo integrador da intervenção social. O objetivo é que exista apenas uma “porta de entrada” para todos os pedidos de apoio. Depois de analisados os casos, acompanham-se as situações no terreno, com o apoio dos parceiros locais que melhor resposta têm para cada caso. Neste sentido, foram já realizadas várias reuniões de trabalho com diversas entidades locais, nomeadamente as freguesias, o Município e a Segurança Social, de modo a operacionalizar o desenvolvimento desta nova metodologia de trabalho.

Para além das pessoas se poderem dirigir à sede da RLIS – SAAS em Abrantes, na Rua de S. Domingos, junto ao Tribunal, a equipa dirige-se mensalmente às várias freguesias do concelho, tendo 16 pólos de atendimento descentralizado.

“Porque entendemos que o serviço é para as pessoas, quisemos ter pelo menos dois dias de atendimento mais alargado. Neste sentido, às segundas e quintas-feiras o atendimento funciona entre as 9h30 e as 19h00, sem interrupção para almoço, e às terças, quartas e sextas entre as 13h00 e as 17h00 nas instalações de Abrantes. Às terças, quartas e sextas entre as 10h00 e as 13h00 estaremos nas freguesias”.

Os dias de atendimento estão definidos para todo o ano de 2016 e poderão ser consultados nos locais de atendimento ou no site (www.associacaovidascruzadas.org).

Com nove anos de existência e nove colaboradores(as) a tempo inteiro, a Associação Vidas Cruzadas desenvolve a sua atividade em todo o concelho de Abrantes, na área da promoção e proteção dos direitos das crianças, com o desenvolvimento da resposta CAFAP – Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental e na área do apoio à família e à comunidade, com o desenvolvimento da Loja Social, do Centro de Recursos de Ajudas Técnicas, do Banco de Livros Escolares e com a integração do projeto Bairro conVida.

“Desejamos continuar ativos na nossa comunidade, disponíveis para “arregaçar mangas” e proporcionar melhores condições de vida às pessoas. Continuamos a contar com o apoio de todos (as) para o sucesso do nosso trabalho”.  

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design