Home »
11 ABR 2014
Chamusca: 40 anos de Abril
Por Jornal Abarca

O Município de Chamusca junta-se às comemorações do 40.º aniversário do 25 de Abril com eventos evocativos que se estendem de 24 a 26 de Abril. Pela primeira vez no concelho da Chamusca será assinalado o dia de revolução dos cravos com uma recriação teatral como forma de reavivar a memória dos que viveram o 25 de Abril na primeira pessoa.

Para Paulo Queimado, presidente da Câmara Municipal de Chamusca “comemorar esta data que marca a vida de todos nós, com o seu simbolismo de Liberdade e Democracia Participada é um fato ao qual não podemos fugir. Esperamos que os mais novos que não viveram esse dia, fiquem sensibilizados para a causa que levou os seus pais e avós a lutarem e para as mudanças que esse dia nos proporcionou.”

O programa é variado e tenta chegar a todos os públicos, no dia 24 de Abril, pelas 16h00 o espaço do antigo Centro de Artesanato convida os alunos do secundário e o público em geral para uma conversa/debate “Olhares femininos sobre o 25 de abril” esta é uma actividade que conta com a colaboração de alguns professores do AVEJIC. A partir das 21h00 o Cine-Teatro recebe animação Musical com Duvalle e Caipira um espectáculo de piano e voz com músicas que revisitam o 25 de Abril de 1974.

O dia 25 de Abril será marcado com uma homenagem no Cemitério pelas 8h30 seguindo-se a partir das 10h00 o içar da bandeira no Edifício dos Paços do Concelho. Durante a tarde terá lugar a sessão solene da Assembleia Municipal, a realizar pelas 15h00 nos Paços do Concelho. A Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva junta-se às comemorações ao receber um espectáculo, pelas 16h30, poesia e música com “Revisitações” de Appio Cláudio.

O dia encerra com animação musical, pelas 21h00 no Cineteatro, com o espectáculo “Canções de Abril | 40 anos” por José Santos e Daniel Romeiro.

No sábado dia 26 pelas 17h00, o Largo 25 de Abril recebe o teatro “40 Anos de Abril: O Musical ‘Agora Ninguém Mais Cerra As Portas Que Abril Abriu’”, pelo Grupo Dramático Muscical JNP, com encenação de Carlos Petisca e com a participação do Cantar Nosso. Será um espetáculo que revisita o melhor do 25 de Abril, uma representação marcada por apontamentos do movimento militar e das mudanças sociais e políticas do pós 25 de Abril.
 

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 71%     Sim
 29%     Não
( 403 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design