Home »
16 OCT 2013
Onda de solidariedade por Janita
"Para que o brilho do olhar da sua filha se orgulhe da pessoa que é"
Por Jornal Abarca

João António da Luz Paulino, Janita para os amigos, tem 46 anos, vive no Rossio ao Sul do Tejo (Abrantes), é casado, pai de uma filha de 11 anos e luta contra um cancro. Por si, pela sua família e para que o brilho do olhar da sua filha se orgulhe cada vez mais da pessoa que é.

E criou-se uma onda de solidariedade que uniu não só a comunidade do Rossio ao Sul do Tejo e Abrantes, mas também além-fronteiras, nomeadamente na Suiça. Uma onda de solidariedade que “tem sido essencial para voltar a acreditar”.

João foi operado em 2009 a duas hérnias e em 2010 fez outra intervenção na zona abdominal, pois tinha-lhe sido diagnosticado um lipoma com quatro quilos. “E aqui o meu mundo desaba”, afirma. Mas após esta operação foi-lhe também diagnosticado um sarcoma. “Nova desilusão. Um tormento muito maior do que aquele que tinha até então”.

Outra operação estava agendada para dia 30 de Julho de 2013, mas já não foi possível realizar. Disseram-lhe que a através da cirurgia já não era possível fazer mais nada. “Palavras amargas que fizeram e fazem eco. A desilusão, o desespero, a procura de soluções”.

Fez a radioterapia e a quimioterapia no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde está a ser seguido, continuando o tratamento de quimioterapia. Mas João está decidido a “não baixar os braços e a não se entregar a esta malvada doença”.

No dia 9 de Outubro foi à primeira consulta no Centro Clínico Champalimaud. As boas expectativas deram-lhe mais esperança e mais força para continuar esta batalha. Uma esperança que se encontra na Alemanha, numa clínica onde pretende tentar o tratamento das células dendriticas e onde muitos doentes oncológicos têm sido tratados e têm conseguido melhorar a sua qualidade de vida perante tal doença. Esta é a esperança de João. A consulta, na clínica de Duderstadt, está marcada para dia 4 de Novembro.

E a onda de solidariedade vai continuar para que João consiga pagar as consultas, os tratamentos e todas as despesas inerentes. A página “Deixa-me Viver” no facebook vai dando conta desta luta, dos actos de solidariedade e da gratidão de Janita.


 

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 71%     Sim
 29%     Não
( 403 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design