Home »
05 JUN 2014
"Pastor por um dia" em Mação
Por Jornal Abarca

Cláudio Esteves sentia aquele apelo da terra, aquele apelo que vinha das férias de verão e dos fins-de-semana em que “vinha à terra”. A terra, a sua, a que o chamava é a aldeia de Caratão, a 6 km’s de Mação.

Há cerca de um ano Cláudio deixou a vida na cidade e instalou-se no campo. O objectivo era muito claro, trabalhar e viver da terra, na terra, com a terra que sempre o chamou.

Há cerca de um ano “fechou tudo em Lisboa”, como refere, e foi morar para o Caratão. Fez um projecto agrícola para o qual ainda aguarda resposta. Tem algumas cabras, planta a sua horta, está até a começar a criar galinhas. Criou o projecto ”Encontros com a Terra”. 

Encontros com a Terra é uma exploração agrícola de caprinos, que tem como objectivo preservar o património de Mação. Tem como missão preservar o património etnográfico de uma comunidade, nomeadamente ao nível da gastronomia, assim como a raça de cabras charnequeiras em vias de extinção, oriundas desta zona. 

É neste âmbito que lançou a primeira experiência que convida a ser “Pastor por um dia”. A ideia veio do deslumbre que reconheceu nas visitas de fim-de-semana de alguns amigos da cidade. São experiências novas, únicas e que não se têm todos os dias.

O projecto oferece isso mesmo, um dia no campo, atrás das cabras. 

"... É dia de segurar o cajado, subir ao monte
passar pelo castro do castelo velho,
atravessar a ponte romana,
caminhar até ao estábulo,
junto à ribeira, pelos campos...

As chibas é que nos levam,
ao som dos chocalhos..."

O dia é preenchido com o encontro na Aldeia do Caratão (a 6 km de Mação), seguido de caminhada atá à ribeira do Aziral. Almoça-se uma migalhana no campo antes de pastorear as cabras. Enquanto as cabras comem, há colheita de ervas e frutos silvestres para fabrico de licores. 

Ao fim da tarde, ordenha no estábulo (sazonal) e merenda do pastor no Caratão, junto à lareira. 

A actividade está disponível ao longo de todo o ano sendo imperativo fazer marcação. Aconselha-se grupos até cinco pessoas sendo o custo de cerca de 25 euros por pessoa.

Mais informações em facebook.com/encontrosterra, pelo número 966846233 ou através do e-mail claudion.esteves@gmail.com
 

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design