Home »
03 MAR 2016
Museu Ferroviário - Bartholomeu da Costa
Por Jornal Abarca

Integrado nas comemorações do 60.º Aniversário do Serviço de Material do Exército e do 10.º Aniversário do Regimento de Manutenção Militar do Entroncamento, o Museu Nacional Ferroviário inaugura a Exposição Temporária “Bartholomeu da Costa, a Época, o Homem, a Obra”. 

A exposição dedicada a Bartholomeu da Costa, Patrono do Serviço de Material do Exército, resulta de uma parceria entre o MNF e o Regimento de Manutenção Militar do Entroncamento, contando ainda com o Museu Militar de Lisboa e a Câmara Municipal do Entroncamento. 

A exposição evoca a memória de um militar ilustre e cientista de renome. Bartholomeu da Costa, nascido em Lisboa em 1732 e sepultado na mesma cidade em 1801, distinguiu-se particularmente nos domínios do armamento e da fundição de bronze.

Embora a estátua equestre de D. José I seja a obra mais conhecida de Bartholomeu da Costa mais conhecida, a sua actividade foi muito mais abrangente. Dotado de um inato espírito inventivo e de uma inteligência brilhante, foi descrito como “um homem singular e extraordinário para a época em que viveu”. Foi um dos sócios fundadores da Real Academia de Ciências de Lisboa.

A exposição foi inaugurada hoje, 3 de março, e vai estar patente ao público até 3 de maio, de terça-feira a sábado das 13h às 18h, domingos das 10h às 18h, excepto  domingo de Páscoa e 1 de maio. 

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 71%     Sim
 29%     Não
( 403 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design