Home »
08 ABR 2016
Montalvo - Sonoridades de outros tempos
Por Jornal Abarca

“Sinos, chocalhos, campainhas e guizos - sonoridades de outros tempos” é uma iniciativa, a realizar na Quinta Dona Maria / Museu Quintas do Tejo, em Montalvo, dia 16, pelas 15h00.

Para falar do tema vão estar presentes Paulo Lima (responsável pela inscrição da Arte Chocalheira na lista de Património Cultural Imaterial da UNESCO) e Custódio Rodrigues (Rancho Folclórico Os Camponeses de Malpique), que irão relembrar as sonoridades de outros tempos, sons que marcavam o ritmo das populações e que hoje estão prestes a desaparecer.

Esta iniciativa será também marcada com alguns apontamentos musicais com o chocalhofone, composto por 32 chocalhos (cedido pelo Município de Viana do Alentejo) e pelo Carrilhão LVSITANVS, composto por 63 sinos (Associação C.I.C.O).

Para completar, estará patente no celeiro da Quinta Dona Maria uma exposição de objetos etnográficos que representam algumas das atividades agrícolas exercidas pela população de Montalvo. Adquirindo papel de relevo a exposição de chocalhos, campainhas e guizos, utensílios que são testemunhos vivos de memórias e de uma cultura identitária que se pretende recolher, preservar e divulgar.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design