Home »
14 MAI 2016
"Constância Ribeirinha: passado e presente"
Por Jornal Abarca

O Dia Internacional dos Museus, criado pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, é este ano subordinado ao tema Museus e Paisagens Culturais. O objectivo é promover a ideia do museu enquanto centro territorial de uma proteção ativa da paisagem cultural, através da sensibilização das comunidades para o papel interventivo que podem desempenhar na conservação e valorização deste património e contribuir para minimizar a sua degradação.

Associando-se a esta comemoração o município de Constância irá realizar um passeio pedestre interpretativo designado “Constância Ribeirinha: Passado e Presente”. Os participantes irão iniciar a atividade com uma visita ao Museu dos Rios e das Artes Marítimas, permitindo ao longo do percurso a perceção da evolução da paisagem cultural de Constância, sobretudo junto aos rios, onde se destaca uma paisagem ribeirinha em mudança, que urge conhecer, conservar e valorizar.

O percurso, com cerca de 7 Km, inicia-se no Museu dos Rios e das Artes Marítimas, em Constância, pelas 9h30, terminando no mesmo local, pelas 13h30, com um lanche para degustar aromas e sabores de outros tempos.

O passeio de inscrição obrigatória, tem um número limite de 25 participantes e um custo de 5,00 € por pessoa.

Escola Primária Mixta

No âmbito do Dia Internacional dos Museus, o Município de Constância assinala o centenário da Escola Primária Mixta de Constância (atual Biblioteca Municipal Alexandre O´Neill), um edifício que sempre fez e continuará a fazer parte da paisagem cultural da vila.

A Autarquia convida os alunos do Agrupamento de Escolas e os utentes da Santa Casa da Misericórdia de Constância a elaborarem trabalhos artísticos (pintura, desenho, gravura, colagens, escultura, etc), desenvolvendo a temática da comemoração do centenário da Escola Primária Mixta e da paisagem cultural onde há tanto tempo a mesma está inserida.

Com a elaboração e exposição dos trabalhos, pretende-se preservar as memórias dos alunos que frequentaram este edifício escolar e divulgar junto do público mais jovem a importância cultural do imóvel. A iniciativa visa também que as crianças e jovens valorizem estes conhecimentos como contributos para o enriquecimento da memória coletiva e afirmação da identidade cultural do concelho de Constância.

A exposição estará patente na sala polivalente do Cineteatro Municipal, de 18 a 31 de maio, das 14h00 às 17h30.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 71%     Sim
 29%     Não
( 403 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design