Home »
09 JUN 2016
Abrantes - Primeira apresentação pública da colecção de Arte Contemporânea Figueiredo Ribeiro
Por Jornal Abarca

Foi inaugurada a 4 de junho na Galeria Municipal de Arte de Abrantes - QUARTEL -, a exposição “Ponto de Partida: uma selecção de obras da colecção de arte contemporânea Figueiredo Ribeiro”.

Na presença de artistas plásticos e galeristas, foram apresentados trabalhos de nomes consagrados como José Pedro Croft, Rui Chaves, Pedro Cabrita Reis, João Pedro Vale, Ana Hatherly e Sara Bichão, entre muitos outros. A exposição ficará patente até 26 de agosto.

Tal como o nome indica, trata-se da primeira apresentação pública da colecção de arte contemporânea Figueiredo Ribeiro, abrangendo diferentes áreas da criação artística - desenho, pintura, escultura, instalação, fotografia e outros objectos artísticos -, que irá integrar um novo projecto museológico de arte contemporânea em Portugal, a partir da Galeria Municipal de Arte, em Abrantes.

Na ocasião, a presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque e o coleccionador de arte, Figueiredo Ribeiro, assinaram o contrato de comodato no âmbito do qual será feito o empréstimo da colecção de arte contemporânea Figueiredo Ribeiro que no futuro ficará em exposição permanente na Galeria Municipal de Arte - Quartel e que passará a ter a designação de QUARCO - Quartel de Arte Contemporânea de Abrantes - Coleção Figueiredo Ribeiro.

A mostra é composta por mais de um milhar de obras de arte de várias gerações de artistas cuja obra foi relevante para as gerações posteriores, representativas da arte contemporânea portuguesa.

A Câmara Municipal está a criar condições para instalar no centro histórico vários equipamentos culturais que se assumam num papel à escala regional e nacional, como o Museu Ibérico de Arqueologia e Arte e o Museu de Arte Contemporânea Charters de Almeida, fazendo parte de um conjunto de produtos turísticos que atraiam mais pessoas para o território local e que se juntem a outras áreas de interesse turístico incontornáveis: o castelo; as igrejas; a albufeira de Castelo do Bode e o Tejo, entre

(Horário da Galeria QUARTEL: De terça a sábado das 10h00 - 12h30 / 14h30 - 19h00).

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 71%     Sim
 29%     Não
( 403 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design