Home »
14 JUL 2016
EFEMÉRIDES - 14 de julho (Dia da Tomada da Bastilha)
Por Jornal Abarca
Tomada da Bastilha
Tomada da Bastilha

1789 – Revolução Francesa: os parisienses ocupam a Bastilha e libertam sete prisioneiros, marcando o início da queda do poder monárquico absoluto de Luís XVI, em França. A Tomada da Bastilha (em francês: Prise de la Bastille) foi um evento central da Revolução Francesa. Embora a Bastilha, fortaleza medieval utilizada como prisão, tivesse apenas seis prisioneiros na época, a sua queda é tida como um dos símbolos da revolução, e tornou-se um ícone da República Francesa. Em França, oquatorze juillet (14 de julho) é feriado nacional, conhecido formalmente como Fête de la Fédération ("Festa da Federação"). O evento provocou uma onda de reações em toda a França, assim como no resto da Europa, que se estendeu até à Rússia Imperial.

1795 -- "A Marselhesa", marcha heróica de Claude-Joseph Rouget de L'Isle, passa a hino nacional da França.

1816 – Nasce Arthur de Gobineau. Joseph Arthur de Gobineau (Ville-d'Avray, 14 de julho de 1816 — Turim, 13 de outubro de 1882) foi um diplomata, escritor e filósofo francês. Foi um dos mais importantes teóricos do racismo no século XIX.

1858 - Nasce a feminista britânica Emmeline Pankhurst, precursora da luta pelos direitos das mulheres.

1862 -- Nasce o artista plástico austríaco Gustav Klimt.

1881 -- Morte do lendário pistoleiro norte-americano Billy the Kid.

1889 -- Entra em funcionamento a ligação ferroviária entre as estações do Juncal e da Régua.

1899 – Luiz Galvez declara a independência da República do Acre em relação à Bolívia.

1900 -- Abre em Paris os II Jogos Olímpicos da era moderna, quando a cidade vive a Exposição Universal.

1913 – Nasce Gerald Ford, político norte-americano.Gerald Rudolph Ford, Jr. (nascido Leslie Lynch King, Jr.; Omaha, 14 de julho de 1913  - Ranco Mirage, 26 de setembro de 2006) foi o 38.º presidente dos Estados Unidos entre 1974 e 1977, logo após ter servido como o 40.º vice-presidente de 1973 a 1974. Quando se tornou Presidente depois da renúncia de Richard Nixon,em 9 de agosto de 19744, Ford transformou-se na primeira e até hoje única pessoa a ter exercido os cargos de vice-presidente e presidente dos Estados Unidos sem nunca ter sido eleito pelo Colégop Eleitoral. Enquanto presidente, Ford assinou os Acordos de Helsínquia, relaxando as tensões da Guerra Fria. Com a conquista do Vietname do Sul pelo Vietname do Norte, acontecendo no nono mês de sua presidência, o envolvimento dos EUA na guerra essencialmente acabou. Internamente, Ford presidiu durante a pior crise económica desde a Grande Depressão, com uma crescente recessão e inflação. Uma de suas ações mais controversas foi o perdão presidencial a Nixon no Caso Watergate. Em 1976, Ford derrotou com uma pequena margem Ronald Reagan para a indicação Republicana a presidente, porém perdeu a eleição para Jimmy Carter.

1918 –Nasce Ingmar Bergman cineasta sueco (m. 2007) foi um dramaturgo e cineasta sueco. Diretor de alguns dos mais influentes e aclamados filmes de todos os tempos (Persona, O Sétimo Selo, Morangos Silvestres, O Ovo da Serpente, Sonata de Outono ou Cenas de um Casamento). Alguns dos temas das suas obras estão centrados no estudo psicológico dos personagens e das famílias disfuncionais, assim como na angústia causada pela ausência de um Deus, deixando o ser humano abandonado entre Deus e o DiaboMorreram neste dia…

1923 - Nasce o poeta e ensaísta português António Quadros, membro da geração da Revista 57, autor de "Portugal, Razão e Mistério".

1941 - Acreditando que a campanha na Frente Oriental terminaria em favor das tropas alemãs, Hitler ordena que a indústria de guerra alemã passasse a produzir cada vez mais U-Boots aeronaves.

1941 – É assinado um armistício na Síria entre a França de Vichy e as tropas britânicas e de franceses livres.

1946 - Começa o programa anti-judaico na cidade polaca de Kielce.

1954 - Morre, em Madrid, o dramaturgo espanhol Jacinto Benavente y Martinez, Nobel da Literatura em 1922.

1961 -- Publicação da encíclica "Mater et Magistra" de João XXIII, sobre "a evolução social à luz da doctrina cristã", apresentada a 15 de maio, em Roma.

1973 - São aprovados os estatutos da Sociedade Portuguesa de Genética. A constituição legal ocorrerá a 03 de outubro.

1974 -- António de Spínola indigita o general Vasco Gonçalves para primeiro-ministro do II Governo Provisório.

1976 - António Ramalho Eanes é investido Presidente da República.

1993 - Morre o poeta, compositor, músico e cantor francês Leo Ferré, 77 anos.

1995 - José Ramos Horta, representante do conselho nacional da resistência maubere, recebe, em Lisboa, o Prémio Activista Internacional da Fundação Gleitsman.

1995 – A extensão dos ficheiros de áudio*.mp3é atribuída antes de estes serem lançados ao público.

2002 -- A polícia francesa impede o atentado ao presidente Jacques Chirac, no desfile de 14 de julho, em Paris.

2003 -- Investigadores do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto, de Manuel Sobrinho Simões, apresentam o método de identificação e tratamento precoce do cancro do estômago.

2004 - Morre Germano Figueiredo, futebolista que integrou as equipas do Benfica e do Atlético, um dos Magriços da Selecção ao Campeonato do Mundo de 1966.

2006 -- Começa o julgamento de sete sérvios bósnios acusados do massacre de Srebrenica, no Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia.

2007 - A Rússia suspende a participação no Tratado sobre Forças Convencionais na Europa.

2010 - Morre Charles Mackerras, 84 anos, maestro australiano que dirigiu a orquestra da BBC, a English National Opera e a Sinfónica de Sidney, pioneiro na modernização da interpretação das épocas barroca e clássica, um dos grandes regentes do século XX, intérprete privilegiado de Mozart e Beethoven, nas últimas cinco décadas, divulgador dos compositores checos como Dvorak ou Janacek

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 71%     Sim
 29%     Não
( 403 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design